Cotidiano

Empresários bloqueiam avenida principal em protesto a buracos deixados por obra

Os comerciantes da avenida Estrela Dalva, no bairro Raiar do Sol, zona Oeste, bloquearam a via ontem, 28, em protesto contra a falta de asfalto nos trechos onde foi realizada uma obra na rede de esgoto. Segundo eles, há cerca de um mês os trabalhos foram concluídos, desde então o recapeamento não foi feito.

A comerciante Geidelma Mendes possuiu um restaurante na avenida principal do bairro e que dá acesso aos mais populosos da zona Oeste. Ela informou que, desde o início da obra, houve uma queda de 50% no faturamento. “Os clientes não aguentam comer em um lugar onde tem poeira toda hora e acabam optando por outros estabelecimentos”, disse.

Segunda ela, a situação financeira do estabelecimento é delicada. “Eu trabalho em um prédio alugado. Com essa queda no movimento, vai ser difícil levantar o dinheiro do aluguel. Espero que resolvam essa situação o quanto antes, pois, do jeito que está, é quase impossível continuar”.

Cledson Carvalho, dono de uma oficina na região, disse que precisa molhar a calçada com frequência para baixar a poeira. “Se eu não fizer isso, a poeira toma conta de tudo. Além disso, o movimento reduziu consideravelmente devido a essa situação”, explicou.

Segundo José Patrocínio Cruz, proprietário de uma venda de comida assada no trecho sem asfalto da via, os responsáveis pela obra informaram que o problema seria resolvido em até 15 dias após o término da obra. “Já vamos completar um mês nessa situação e até o momento nada foi feito”, disse.

Cansados de esperar pela solução, um grupo de empresários interditou a via com pneus, placas e cones por cerca de uma hora. “Quem sabe assim não somos ouvidos e o nosso problema, resolvido, pois não aguentamos mais conviver com tanta poeira”, disse o comerciante Silas Silva.  

GOVERNO – O Governo do Estado informou que a ampliação e modernização do sistema de esgotamento sanitário do bairro Raiar do Sol ainda está em execução, com 79% das obras concluídas, sendo de responsabilidade da construtora Renovo. A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) afirmou que aguarda a conclusão das obras para operar o sistema. (I.S)

Publicidade