Cotidiano

Empresa usa placa da PMBV em obra no Cantá

A sinalização chamou a atenção de moradores do Santa Cecília, que mesmo após 20 anos de implantação tem apenas uma rua pavimentada

Placas da Prefeitura de Boa Vista sinalizam a execução da obra de asfaltamento em ruas do loteamento Santa Cecília, no Município do Cantá, despertando a curiosidade de moradores da localidade. Desde que foi implantado, há mais de 20 anos, apenas a avenida principal do bairro foi pavimentada.

O serviço inicia a partir do cruzamento da Avenida Renato Russo com a Rua Gonzaguinha, finalizando em uma área de preservação permanente, próxima ao Igarapé Santa Cecília. Quatro ruas estão com asfalto novo e outra preparada para receber o asfaltamento.

A reportagem da Folha foi ao local, na manhã de sábado, dia 17. Segundo moradores, o serviço está sendo feito pela empresa Coema Paisagismo, Urbanização e Serviços LTDA. Na área, as placas da Prefeitura de Boa Vista foram colocadas para informar sobre as obras. Não havia operários realizando o serviço, mas as máquinas utilizadas para a pavimentação estavam ali.

Um morador que foi “contemplado” com a rua asfaltada afirmou que se surpreendeu ao ver a placa da Prefeitura de Boa Vista. “Moro aqui há sete anos e as ruas nunca foram asfaltadas. Quando vi [a placa] me perguntei se o serviço seria fruto de convênio, porque já ouvi falar que a Prefeitura da Capital estava querendo ficar com a área do Cantá”, disse.

A presidente da Associação de Moradores do Bairro Santa Cecília, Vânia Coelho, contou que o loteamento pertence a uma imobiliária situada em Boa Vista e que o asfaltamento estaria previsto no Plano Diretor do Município do Cantá, obrigando a implantação de infraestrutura para comercialização de novos lotes.

“Aquela área é de uma imobiliária de Boa Vista e está sendo feito porque a nova lei obriga que o loteamento seja entregue com infraestrutura. Ainda assim chamou nossa atenção, porque estamos aqui há anos e estão asfaltando e colocando tudo naquela área”, relatou.

CANTÁ – A reportagem entrou em contato com da Prefeitura do Cantá solicitando entrevista com o prefeito, Carlos Barbudo (PSL), para saber quem seria o responsável pelo serviço de asfaltamento no Santa Cecília. Por telefone, a assessoria de comunicação informou que o gestor estaria em uma vicinal e sem contato.

À Folha, o secretário de obras do Cantá, Narivaldo Assunção, informou não existir nenhum convênio entre a prefeitura daquele município e a de Boa Vista. “Não temos conhecimento dessa situação e nem estamos ciente desse fato. Em momento algum a empresa contatou o município para informar que estaria realizando obras naquela área”, afirmou. (L.G.C)

Prefeitura de Boa Vista diz que acionará empresa por uso de logomarca

A reportagem também enviou demanda à administração da Capital questionando o motivo de placas da Prefeitura serem utilizadas em obra do bairro Santa Cecília, no Cantá.

Por meio de nota, a Secretaria de Comunicação informou que não existe nenhuma obra da Prefeitura de Boa Vista fora dos limites do município e que o serviço estaria sendo feito pela empresa DR7 Serviço de Obras de Alvenaria LTDA. “Apesar de ter o símbolo da Prefeitura, a placa é de propriedade da empresa”, disse.

A DR7 é contratada pela Prefeitura de Boa Vista para executar serviços de drenagem, terraplanagem, pavimentação asfáltica e urbanização do município. O valor do contrato, conforme consta no edital de concorrência Nº 012/2017.

Processo nº 159/2017, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) do dia 9 de novembro de 2017, é de R$ 4.952.634,11.

A reportagem questionou então sobre a falta de fiscalização na utilização de placas da Prefeitura em obras que não seriam de sua responsabilidade e foi informada que a Secretaria de Obras vai entrar em contato com a empresa, para que não use a logomarca do município em obras particulares.

Sobre o maquinário da empresa Coema, que também possui contrato com a Prefeitura, estar no local onde o serviço de asfaltamento está sendo feito, a Prefeitura não respondeu. (L.G.C)