Cotidiano

Emissão de passaporte pela Polícia Federal aumenta 35%

O número de passaportes emitidos em Roraima pela Polícia Federal (PF), de dezembro do ano passado até o início deste ano, aumentou em 35%. Conforme a instituição, apesar da alta, a demanda continua dentro da normalidade.  Dados mostram que de 01 de dezembro de 2015 a 04 de janeiro de 2016, foram 368 passaportes emitidos pela entidade. Já no período de 1º de dezembro de 2016 a 04 de janeiro de 2017, foram emitidos 498 passaportes, o que representa um aumento considerável.

A entidade ressalta que não há renovação ou prorrogação de passaporte. “Se o documento do cidadão está com prazo de validade expirado ou prestes a expirar, a pessoa obtém um novo passaporte. Na ocasião, serão exigidos todos os documentos originais necessários”, informou o delegado da PF, Marcos Ribeiro.

Para adquirir o passaporte é preciso preencher o formulário eletrônico de solicitação e o agendamento no site da Polícia Federal: www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte. Posteriormente, o cidadão deve se apresentar no posto de atendimento escolhido, na data e horário agendados com os documentos originais: identidade; passaporte anterior válido, se houver; e CPF.

Além da documentação, é necessário pagar uma taxa de R$ 257,25. Em casos de urgência, a taxa sobe para R$ 334,42 e o prazo de entrega, que normalmente é de seis até 10 dias úteis, é reduzido. Os passaportes requeridos e não retirados em 90 dias serão cancelados.

Em Roraima, o atendimento é realizado na sede da PF, no bairro Treze de Setembro, onde são recebidos os documentos necessários e a coleta de dados biométricos. O passaporte é entregue pessoalmente a seu titular, no horário e no local indicado, logo após a apresentação de documento de identidade, o reconhecimento de digital e a assinatura do documento comprobatório.

Em nota, a PF destacou que não houve qualquer anormalidade ou dificuldade no agendamento, atendimento ou emissão de passaportes em Roraima nos últimos meses. “Não há registro de qualquer reclamação, seja no atendimento ou em relação ao atraso para entrega do documento. Caso algum cidadão esteja enfrentando dificuldade, deve informar a Polícia Federal, que o problema será solucionado de imediato”.

Esta semana, a comerciante Gislane Gomes foi até a sede da PF para renovar o documento. “Vou viajar para os Estados Unidos nos próximos meses junto com meus filhos, e vim renovar os passaportes. Acredito que em até 10 dias já estará pronto. É importante que as pessoas busquem a regularização meses antes da viagem para evitar possíveis problemas”, comentou. (B.B)