Cotidiano

Em um mês, número de pedidos de refúgio por estrangeiros dobrou

Foram registradas 1.285 solicitações somente em abril, enquanto no mês passado foram feitos 502 pedidos

A Polícia Federal em Roraima registrou o dobro do número de pedidos de refúgio de estrangeiros no Estado no mês de abril. Até ontem, 26, foram listadas 1.285 solicitações, um aumento considerável quando comparado com março que registrou 502 pedidos. A marca ainda pode aumentar, considerando que ainda faltam três dias para o final do mês.

De acordo com a PF, foram registrados 1.206 pedidos de refúgio nos primeiros seis meses de 2016, ou seja, somente em abril, as solicitações ultrapassaram o primeiro semestre do ano passado. Para a instituição, o aumento dos pedidos ocorreu por conta do mutirão de atendimentos realizado desde o começo do mês.

REFORÇO – Em abril, a PF reforçou o efetivo de servidores com o remanejamento de dez servidores da instituição em Roraima e o recrutamento em caráter imediato de outros dez servidores vindos de Brasília, para fazer frente ao fluxo migratório.

Além disso, o órgão também conta com a atuação de membros da Agência da Organização das Nações Unidas para refugiados (Acnur), Universidade Federal de Roraima (UFRR), Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) e da sociedade civil, que estão trabalhando na orientação e documentação dos estrangeiros, como fotos e formulários, em sala disponibilizada no térreo da Polícia Federal. Segundo a PF, os atendimentos estão sendo realizados no mesmo dia da solicitação, sem agendamentos, além da realização dos atendimentos dos solicitantes previamente agendados.

ATENDIMENTO – A Polícia Federal em Roraima reforçou, que o atendimento imediato pode ser solicitado por estrangeiros que estão com agendamento e necessitem de atendimento emergencial, como no caso da admissão em um novo emprego ou matrícula em uma unidade de ensino. Os estrangeiros podem ir até a sede da PF, localizada na Avenida Brasil, às margens da BR-174, no período da tarde, das 13h às 17h.

É preciso, no entanto, que os estrangeiros estejam munidos dos documentos necessários para realizar as solicitações. No caso dos pedidos de residência temporária no Brasil, o procedimento está disponível no site da PF, no endereço: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/estrangeiro.

Para os pedidos de refúgio, é necessário que o estrangeiro compareça à Polícia Federal em posse de duas fotos 3×4 e o formulário de solicitação de refúgio impresso e preenchido, que está disponível no site do Ministério da Justiça e Segurança Pública, no endereço: http://www.justica.gov.br/seus-direitos/estrangeiros/refugio. (P.C)