Polícia

Em menos de três horas, Central de Flagrantes registra quatro casos de roubo

Nos últimos anos, a Folha noticiou uma série de crimes de roubo que aconteceram em via pública. Os crimes trazem a sensação de insegurança que a população tem de caminhar ou até mesmo transitar em seus veículos pelas ruas. Num intervalo de menos de três horas, o Plantão Central da Polícia Civil, no 5º DP, registrou quatro assaltos, todos ocorridos na noite da quinta-feira, dia 19, em bairros da zona Oeste e Sul da Capital.

A primeira ocorrência se deu por volta das 19h40, na Rua Imperatriz, no bairro Centenário, ocasião em que uma secretária, de 28 anos, foi ouvida pela Polícia Militar e explicou que estava no estacionamento do restaurante de sua mãe, quando foi surpreendida por dois indivíduos que chegaram em uma moto modelo Honda/Fan, cor vermelha, com uma arma de fogo que aparentava ser revólver calibre 38 e anunciaram o assalto.

Além dela, também foram alvo dos criminosos a sobrinha e a cunhada. Os assaltantes roubaram os três aparelhos celulares que estavam com as vítimas e fugiram, tomando rumo ignorado.

Em outra ocorrência, às 21h20, policiais do Canil, que integram o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), atenderam uma ocorrência na Avenida Ataíde Teive, no bairro Mecejana e assim que chegou ao endereço, encontrou o suspeito detido por populares. A vítima contou que foi cercado por três elementos e mediante ameaça, obrigado a entregar seu aparelho celular, momento em que pediu socorro e foi auxiliado por populares.

Quem testemunhou o fato, perseguiu os suspeitos, mas conseguiu deter apenas um deles. O suspeito delatou os comparsas e apontou o endereço onde poderiam ser localizados. Assim que chegaram à residência, somente um dos envolvidos na ação estava na casa e também foi detido. Os dois elementos foram algemados para resguardar a integridade física deles e da guarnição e, em seguida, foram encaminhados à Central de Flagrantes do 5º DP.

A vítima decidiu representar contra os meliantes e, ao fim das oitivas, a autoridade policial entendeu que as provas do crime eram suficientes para a lavratura do Auto de Prisão em Flagrante (APF) contra o maior Wemerson Almeida dos Reis, de 18 anos, e o Auto de Apreensão em Flagrante por Ato Infracional (AAFAI) em desfavor do adolescente, de 17 anos.

O aparelho telefônico da vítima não foi localizado e possivelmente ficou em posse do único integrante do trio que não foi preso.

Dando continuidade à série de roubos, uma estudante, de 26 anos, estava em frente sua residência, na Avenida Surumu, bairro São Vicente, quando dois indivíduos transitando em uma bicicleta pararam e tomaram seu celular, usando uma faca para intimidá-la. Após a execução do crime, eles seguiram em direção à Avenida Presidente Castelo Branco, mas foram seguidos por populares que conseguiram interceptá-los.

A Polícia Militar atendeu a ocorrência e, diante do relato da vítima, conduziu os indivíduos à delegacia, onde foram ouvidos pelo delegado de plantão que escreveu o Auto de Prisão em Flagrante (APF) contra Lucas da Silva Teles, de 18 anos, e o Auto de Apreensão em Flagrante por Ato Infracional (AAFAI) em desfavor do menor, de 16 anos.

A última ocorrência registrada na Central de Flagrantes aconteceu na parada de ônibus nas proximidades do Sesc (Serviço Social do Comércio), que fica na Rua Horácio Mardel de Magalhães, bairro Asa Branca, por volta das 22h, quando dois homens apareceram e com uma faca ameaçaram de morte a vítima, de 18 anos, que foi obrigada e entregar seu aparelho celular. A jovem registrou o Boletim de Ocorrência na Central de Flagrantes, mas o caso ficará sob responsabilidade do 2º DP que é a delegacia da área em que o crime ocorreu. Ninguém foi preso. (J.B)