Política

Em dois anos, número de atendimentos dobrou no Hospital de Rorainópolis

Em resposta às afirmações feitas pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jalser Renier, em matéria publicada na edição de ontem, 11, a Secretaria estadual de Saúde (Sesau) esclareceu que, desde 2015, o Hospital Regional Sul Ottomar de Souza Pinto, em Rorainópolis, recebeu 12 novos serviços, deixando de ofertar apenas atendimentos básicos. A medida, aliada às melhorias na estrutura, aquisição de novos equipamentos e contratação de novos servidores, fez triplicar o número de cirurgias realizadas na região e mais que dobrar o número de atendimentos em geral.

Em 2014, foram realizados 37 mil atendimentos e, em 2016, o número subiu para 80 mil. Há três anos, apenas cirurgias gerais e alguns partos eram feitos na unidade. Foram incluídas, na atual gestão, as cirurgias ginecológicas, ortopédicas, urológicas, oftalmológicas e otorrinolaringológicas, fazendo saltar de 478 cirurgias para 1.434 o número de cirurgias realizadas no período. “Os avanços são reflexo do aumento da demanda e dos investimentos feitos em materiais, equipamentos e recursos humanos, pois antes a maioria destes pacientes era apenas estabilizada e encaminhada para a capital”, disse o diretor técnico do hospital, Átila Bessa.

Em breve, o Hospital Regional Sul ganhará uma sala de parto e posteriormente será ampliado em 2 mil metros quadrados para criação de uma maternidade. Serão criados 43 leitos entre internação, pré e pós-parto, salas de observação, quarto de isolamento e cinco consultórios. Com essas medidas, pretende-se reduzir a demanda do Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth, na Capital. Os projetos estão em trâmite e serão licitados em seguida.

O município também ganhará um Centro de Especialidades Médicas, que levará atendimentos especializados à população da região sul do estado. O prédio terá sete consultórios para ginecologia, urologia, otorrinolaringologia, ortopedia, oftalmologia, sala de gesso e exames como ultrassonografia e eletrocardiograma.