Política

Em RR, venezuelanos ganham apoio dos EUA

Diplomatas americanos monitoram entrada de refugiados e organizam ajuda

Representantes dos Estados Unidos no Brasil estão apoiando os refugiados venezuelanos que entram pela fronteira de Roraima, principalmente pela cidade de Pacaraima, a cerca de 200 quilômetros de Boa Vista, na divisa com a Venezuela.

Após um encontro com autoridades brasileiras e a ONG religiosa Fraternidade Federação Humanitária Internacional na semana passada, diplomatas da Embaixada dos EUA visitaram locais de concentração de refugiados no Estado e se reuniram com líderes de organizações que dão suporte a fugidos da crise política e econômica na Venezuela.

“Muita gente está oferecendo apoio”, disse Freyo Viana, presidente da Associação Venezuelanos no Brasil e militante do Nuvipa (Nueva Visión Para Mi País), grupo que critica a política de repressão do regime do presidente Nicolás Maduro, mas se diz desvinculado “do governo e da oposição”. Na quinta-feira, eles também receberam os americanos.

Segundo um dos diplomatas dos EUA, as informações sobre os refugiados venezuelanos são preocupantes.

“Estamos verificando as informações passadas pela Acnur (agência da ONU para refugiados)”, respondeu durante visita noturna ao refúgio de Boa Vista.

O local dá abrigo a quase 300 venezuelanos, a maioria da etnia warao, 80 dos quais são crianças. De acordo com a Superintendência da Polícia Federal em Roraima, somente neste ano, entre janeiro e 30 de maio, já entraram no País por Pacaraima cerca de 28,8 mil venezuelanos e 11 mil retornaram a seu país.