Cotidiano

Elevação do nível do rio Branco chega a 7 metros

Defesa civil considera uma situação de alerta

Por conta das chuvas que ocorreram na madrugada desta terça-feira, 26, o nível do rio Branco ultrapassou a marca de 7 metros, o que já se considera uma situação de alerta de acordo com a Defesa Civil Municipal. Algumas áreas do Caetano Filho (Beiral) já foram alagadas, porém não há registros de desabrigados ou desalojados.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nas últimas 24h, choveu 10 mm na capital. “Pode ocorrer de o rio subir ainda mais ou mesmo baixar. Vai depender da quantidade de chuva que cair e do represamento”, explicou o diretor da Defesa Civil Municipal, Amarildo Gomes.

Por Boa Vista ser uma cidade plana e o volume das últimas chuvas ter sido considerado grande, o sistema de drenagem pode demorar um pouco mais para escoar essas águas, porém as obras de drenagem feitas na capital tiveram impacto positivo na diminuição dos pontos onde antes ficavam alagados por horas.

No ano passado, com as chuvas, o rio Branco atingiu nível de aproximadamente 8 metros e mais de 40 famílias precisaram ser retiradas por conta das cheias, a maioria residente no Beiral.

“Com a retirada do pessoal da área do Beiral estamos em uma situação tranquila. Até o momento, atendemos apenas um pedido de uma família do bairro Cauamé”, pontuou Amarildo Gomes.