Cultura

Eita Junino levará o São João ‘Raiz’ para o tablado

Com 20 anos de tradição no Estado, o grupo levará muita animação para os visitantes dos festejos juninos da Prefeitura

O resgate o São João “Raiz” será levado para o tablado do Arraial da Prefeitura de Boa Vista amanhã, 17, pela quadrilha Eita Junino. A apresentação do grupo está confirmada para ocorrer às 23 horas, na Praça Fábio Marques Paracat.

Com 20 anos de tradição nos arraiais do Estado, o grupo folclórico levará 43 casais, com destaque para os noivos caipiras Larissa Thuany e Miguel Oliveira. Conforme destaca a diretora da Eita, Bianca Figueira, o tema deste ano, “Meu São João virou tradição”, pretende resgatar toda a magia dessa festa tão amada pelos roraimenses.

“Para nós, o tema deste ano foi um desafio muito grande, porque sempre buscamos inserir assuntos que nunca vieram do São João. Já falamos de temas como Consciência Negra, Papai Noel, Jovem Guarda, mas para 2018, decidimos resgatar o São João de antigamente. Foi algo bem difícil, mas aceitamos o desafio e abraçamos o tema com todo amor”, declarou.

À FolhaWeb, Bianca contou que a preparação do grupo sempre inicia em janeiro de cada ano, com a reunião de diretoria para a escolha do tema para apresentação. Após essa etapa, os integrantes começam a articulação para garantir todo o resto, como busca de patrocinadores e confecção de cenários, além dos treinos, que costumam consumir bastante tempo.

“O desafio mais exaustivo, para nós, é a busca por patrocínio. As quadrilhas sempre recebem uma verba do Governo e do Município, mas como são muitos detalhes, o valor investido é muito alto. Por sorte, a Eita conta com um grupo de parceiros muito bons, que fazem toda a diferença nas nossas apresentações. Sem eles, o espetáculo não estaria garantido”, ressaltou.

Bianca destaca ainda as vitórias que a Eita Juninotem conquistado nacionalmente. A quadrilha já foi campeã nacional duas vezes, levando o nome de Roraima para o resto do país.

“Ver a arquibancada lotada de pessoas, emocionada e aplaudindo o nosso trabalho é o maior dos presentes que a Eita pode ganhar, independente se vencermos ou não. A gente busca sempre ganhar, é lógico, mas garantir a satisfação do público é a nossa principal meta”, salientou.

Sérgio Denilson, também diretor do grupo, ressaltou o que o público pode esperar para a apresentação de amanhã. “É com muita emoção e energia que vamos dança nesses nossos 20 anos, com o tema Meu São João virou tradição. Pretendemos encantar toda a nossa torcida e a todos que prestigiarem a nossa apresentação”, concluiu.