Polícia

Duas mulheres são presas quando tentavam entrar com drogas na Pamc

Duas mulheres foram presas ao tentarem entrar com drogas e dinheiro na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), neste fim de semana. Elas foram flagradas no momento em que passavam pelo procedimento de revista, segundo agentes penitenciários. A revista também está recebendo apoio da Policia Militar, que está atuando como reforço ao sistema prisional.

As substâncias encontradas com as mulheres ainda passarão por perícia, mas informações preliminares adiantam que se trata de cocaína e maconha. Segundo os agentes, a segurança dos presídios estaria vulnerável e as pessoas estão cada vez mais ousadas, por isso as tentativas de inserir ilícitos nas unidades prisionais podem aumentar.

As visitas na penitenciária foram retomadas nesse fim de semana após ficarem suspensas em razão da operação “Cumpra-se a Lei”, dos agentes penitenciários do Estado, em protesto por melhores condições de trabalho e segurança.

CUMPRA-SE A LEI – A operação foi decidida em assembleia realizada pelo sindicato que representa os agentes penitenciários. O objetivo é reivindicar condições de trabalho. Sem tempo determinado para término, os servidores só trabalham se tiverem suporte adequado para realização das atividades diante dos parâmetros descritos na lei.

GOVERNO – Sobre as visitantes que tentaram entrar na Pamc com droga, o Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe) da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) informou que elas foram encaminhadas ao Distrito Policial, a fim de que sejam tomadas as providências cabíveis.

Em relação ao posicionamento dos agentes penitenciários sobre o sistema prisional, a Sejuc ressaltou que a Polícia Militar está com efetivo reforçado para garantir segurança nas unidades prisionais e a Força Nacional continua atuando com suas guarnições no entorno dos presídios, a fim de assegurar a proteção do complexo prisional e também da sociedade.