Cultura

Dores e inchaços nas pernas podem ser problemas de varizes

Apesar de não serem muito comuns, podem ocorrer dor e ardência/queimação no local das varizes

Dores e inchaços nas pernas podem ser decorrentes de problemas de varizes. De acordo com cirurgião vascular Guilherme Bortolon, normalmente a dor nas pernas em repouso indica problemas de circulação.

O médico explica que quando as dores estão relacionadas às varizes, elas geralmente ocorrem ao final do dia, nas panturrilhas, e podem ser descritas como um cansaço ou uma sensação de peso nas pernas.

“O edema (inchaço) nas pernas também pode ter como causa a doença venosa, aparecendo também mais ao final do dia nos pés, tornozelos e pernas”, explica.

Apesar de não serem muito comuns, dor e ardência/queimação no local das varizes podem ocorrer. “A sintomatologia da doença venosa crônica pode aumentar no período menstrual e se a paciente fica muito tempo em pé ou sentada sem se movimentar. Existem diagnósticos diferenciais para dor e edema nos membros inferiores. Por exemplo: doença renal, insuficiência cardíaca e lesões osteomusculares”, ressalta o médico.

A má circulação é caracterizada pela dificuldade do sangue passar pelas veias ou artérias, gerando sintomas como pés inchados, dor nas pernas, mãos frias e varizes nas pernas.

Lembrando que os sintomas citados acima podem acontecer em decorrência das varizes apenas, não necessariamente eles são uma confirmação de outra doença. Além disso, qualquer uma das doenças mencionadas deve ser diagnosticada por um especialista.

Outro sintoma que pode apresentar a doença é a coceira ou prurido. “A coceira ocorre quando a doença venosa está em um estágio mais avançado, quando existem alterações da pele como fibrose, escurecimento, dermatite e perda de pelos”, contou.

O médico indica que os pacientes não evitem a caminhada. “É um exercício benéfico para a circulação venosa, pois com a contração da panturrilha o sangue circula, diminuindo a pressão nas veias e prevenindo as varizes”, diz.

Ficar em pé ou sentado por longos períodos faz com que o sangue fique represado no interior das veias, aumentando a pressão e favorecendo o aparecimento das varizes. “O ideal é elevar os pés, mobilizar a panturrilha e usar a meia elástica sempre que souber que vai ficar em pé ou sentado por longos períodos”, finalizou o médico.