Cotidiano

Doação de alimentos da Conab era destinada originalmente a venezuelanos

Ainda não há previsão de quando os alimentos serão enviados para o município

As 83 toneladas de alimentos encaminhadas a Roraima pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), eram destinadas originalmente ao Centro de Referência ao Imigrante (CRI), que presta apoio a imigrantes venezuelanos e é coordenado pelo Governo do Estado.

Conforme o coordenador estadual da Defesa Civil e comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR), coronel Doriedson Ribeiro, a instituição já vinha fazendo um trabalho voltado para a situação dos venezuelanos. “A gente já vinha fazendo o contato há alguns meses com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário para que eles pudessem nos encaminhar alguns donativos relativos à alimentação. Essa tratativa já estava sendo finalizada quando aconteceu a situação do Uiramutã. Então nada mais justo que a gente utilizar parte desses mantimentos para atender também a população de Uiramutã”, explicou.

Segundo Doriedson Ribeiro, a decisão de dividir os mantimentos foi tomada porque, “em certo ponto de vista, a situação dos venezuelanos está sob controle, pois eles têm alojamento em local fixo e oferta diária de alimentação e outros serviços”. “O que ocorreu em Uiramutã foi uma situação súbita, grave, em que as pessoas perderam toda a sua plantação de subsistência, todos os seus animais de criação. Então, nada mais justo, já que nós vamos atender aos estrangeiros, passamos a atender também a nossa população local que está precisando de socorro imediato”, frisou.

A secretária-adjunta da Secretaria de Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), Edlânia Mangueira, também informou que a equipe da pasta vinha trabalhando junto com a Defesa Civil em relação à migração venezuelana desordenada. “Fizemos o contato com MDSA, juntamente com os técnicos para que a gente conseguisse dar esse apoio aos venezuelanos por meio de alimentos. Como a Defesa Civil estava com dificuldades em transportar o material para Boa Vista, a Setrabes ofereceu toda a logística”, disse.

PREVISÃO DE ENVIO – O coordenador da Defesa Civil explicou que ainda não há uma previsão de quando os mantimentos serão enviados para o CRI e para o município do Uiramutã. “Nós ainda estamos fazendo esse estudo de quanto será enviado para lá”, comentou. A ideia é que a quantidade de alimentos seja distribuída de acordo com a necessidade de cada local.

CONAB – Em nota, a Companhia Nacional de Abastecimento informou que a entrega de cestas básicas seguiu determinação do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, logo, qualquer acerto que o Governo do Estado tenha feito foi realizado diretamente com o MDSA. “A solicitação enviada pelo MDSA à Conab foi para a doação de 83 toneladas de alimentos para famílias de refugiados venezuelanos. Até o momento não temos informação oficial para que parte ou a totalidade destes alimentos sejam destinadas às famílias atingidas pela enchente em Uiramutã”, informou trecho da nota. A Folha também entrou em contato com a Assessoria de Comunicação do MDSA, no entanto, não recebeu resposta até o fechamento desta matéria, às 18 horas.

DOAÇÕES – Quanto às doações, Doriedson Ribeiro afirmou que estão equilibradas nos pontos de coleta, mas pediu que as pessoas doem mais água mineral e roupas. A Setrabes esclareceu que os donativos estão sendo registrados e administrados pela Prefeitura de Uiramutã, em parceria com a Defesa Civil, na área onde ocorreu o desastre. (P.C)