Cultura

Dia do padroeiro é comemorado com procissão e arraial

Fiéis católicos realizam festejo em homenagem ao padroeiro dos animais

A Comunidade pertencente à Paróquia de São Francisco celebra a festa do padroeiro, São Francisco das Chagas com uma grande festa. A programação iniciou no dia 24 de setembro e encerra hoje dia 04, com a tradicional procissão, celebração da Santa Missa e arraial com comida típica, bingo e música ao vivo. 

Na programação haverá barracas, bazar, artigos religiosos, espaço para crianças com brincadeiras, e uma ação solidária voltada para os venezuelanos refugiados.

A procissão começa às 17h pelas ruas da comunidade com ponto de partida da Comunidade, no bairro São Francisco, zona Norte. O trajeto será o mesmo que foi adotado no ano passado.

Haverá também um arraial com apresentação da banda Gêmeos e um bingão tradicional. O evento contará com comidas típicas regionais como Vatapá com arroz e camarão, pato no tucupi, galinha caipira ao molho e churrasco.

HISTÓRIA

Francisco nasceu na cidade de Assis, na Itália, no ano de 1182. Filho de pais ricos, o jovem aproveitou sua infância e adolescência desfrutando de um mundo de riqueza e vaidade. No entanto, de acordo com a Igreja Católica, ele abandonou toda a vida de luxo para dedicar sua vida aos pobres.

Francisco de Assis acreditava que para o cristão viver o real significado do Evangelho de Cristo, deveria abdicar de todos os confortos e seguir a risca a vida de Jesus Cristo. Seguindo o exemplo de Jesus, ele e seus seguidores viajaram por muitas cidades da Europa e África, chegando a lugares considerados Sagrados.

Francisco também foi considerado o protetor dos animais e da natureza. O dia 04 de outubro é comemorado em homenagem à data de sua morte, em 1226. Seu corpo está sepultado na Igreja de São Jorge na cidade de Assis. Após dois anos da sua morte, ela acabou sendo canonizado pelo Papa Gregório IX.

Igreja São Francisco

Em 1953, os padres Redentoristas estavam em Boa Vista durante as festas de Nossa Senhora do Carmo, nesse período foi realizada uma procissão com a participação dos religiosos, do vigário da Matriz Padre José Monte.

Com centenas de pessoas da comunidade cujo objetivo era a colocação da pedra fundamental para a construção de uma Igreja no bairro São Francisco. O bairro era bem distante do Centro e havia poucas casas, em uma delas, eram realizados os trabalhos religiosos.

No terreno onde colocaram a pedra fundamental já existia um barracão que veio servir como depósito, onde as pessoas levavam o material que era doado para a construção da igreja.

A Igreja ainda mantém a arquitetura original, com exceção de uma pequena construção nas laterais o que lhe deu o formato de uma cruz. Após 10 anos de funcionamento a Igreja passou por uma pequena reforma, foi quando ganhou o formato de cruz.

Em 2002, após 39 anos, sem passar por uma reforma geral, a Igreja foi fechada por 90 dias, para reforma, ampliação e restauração. A igreja de São Francisco é a 3ª Igreja mais antiga de Boa Vista.

No ano de 2003, a comunidade celebrou o jubileu de ouro da Igreja.

Serviço
Arraial de São Francisco das Chagas
Data: 04 de outubro
Local: Igreja São Francisco
Entrada Franca