Cotidiano

Dia do agricultor familiar terá evento especial em Boa Vista

A programação será realizada neste sábado, 21, a partir das 8h, no Projeto de Assentamento P.A Nova Amazônia

Fortalecer a economia local por meio do desenvolvimento da agricultura familiar nos projetos de assentamento espalhados pelo município. Essa é a principal intenção da primeira edição da AgroFest BV, evento que será realizado pela Prefeitura de Boa Vista neste sábado, 21, no Projeto de Assentamento P.A Nova Amazônia.

Em entrevista por telefone ao jornal 1020 Notícias, da Rádio Folha AM, o titular da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (Smai), Marlon Buss, destacou a importância da ação, que também vai comemorar o Dia do Agricultor Familiar no município.

“Além de comemorar o dia do agricultor, o evento pretende demonstrar as ações que já foram empreendidas no Projeto de Assentamento P.A Nova Amazônia neste último ano, graças à execução do Plano Municipal de Desenvolvimento ao Agronegócio. Por meio dele, nós tivemos a adesão de muitos produtores e hoje já temos como mostrar a materialização desses trabalhos para as pessoas. A ideia é levar o que deu certo nesse lugar para as outras localidades rurais de Boa Vista”, disse.

Conforme o secretário, a programação do evento está prevista para ocorrer a partir das 8h, na Associação Elifas Levi Veloso Filho, entidade de produtores cuja sede fica na Vicinal 2, Pólo 1. A previsão inicial é de que as atividades atraiam cerca de mil pessoas, entre empresários do setor do agronegócio, agricultores locais e o público em geral.

“Entre as ações previstas para esse evento, nós vamos realizar um dia de campo, onde vamos mostrar aos participantes as lavouras que foram implantadas na região e mostrar a esses grupos como chegamos aos resultados para o desenvolvimento dos cultivos, por meio do repasse das informações técnicas. É um evento que vai ajudar a esclarecer uma série de dúvidas e fomentar o conhecimento para outros produtores do município”, frisou.

Localizado na zona Rural de Boa Vista, o P.A Nova Amazônia tem se destacado com um dos projetos de assentamento mais produtivos no Estado, tornando-se referência principalmente na produção de grãos como milho, feijão e soja. O cultivo de batata doce também crescido na região, fazendo-o despontar como pólo produtivo para esse tipo de alimento.  

“Desde a implantação do plano, a Secretaria tem realizado uma série de ações na região, das quais nós destacamos os trabalhos de análise e correção de solo, e com essas técnicas utilizadas, nós conseguimos provar que é possível trabalhar o desenvolvimento agrícola daquela região, beneficiando não só os produtores, mas também possibilitando atrair empresários interessados em investir no município”, pontuou.

SOBRE A DATA  – Celebrada no dia 28 de julho, o Dia do Agricultor Familiar foi criado como uma forma de homenagear a todos os trabalhadores que atuam na produção de alimentos. A data é alusiva principalmente ao ano de 1960, época em que o presidente Juscelino Kubitschek criou o Ministério da Agricultura no país.

Atualmente, estima-se que o país possua mais de 4 milhões de propriedades agrícolas familiares e o setor é responsável por contribuir com 33% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) Agropecuário, além 47% de toda mão de obra empregada no campo.

Publicidade