Cotidiano

Dia da Doação de Órgãos passa em branco

Diversas ações de conscientização estão sendo realizadas hoje em muitos estados brasileiros, mas em Roraima não há programação

O Dia Nacional da Doação de Órgãos é lembrado hoje em todo o Brasil com a Campanha “Setembro Verde”, para conscientizar a população quanto à importância da doação de órgãos e tecidos. Diversas ações estão sendo realizadas em estados brasileiros para chamar a atenção da população. Prédios públicos foram iluminados com o verde em referência a cor do laço, símbolo mundial da doação.

Em Roraima, nenhuma mobilização de conscientização foi realizada. No entanto, a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO) está sendo estruturada no Estado, tanto em recursos humanos quanto materiais. Segundo a enfermeira da CNCDO, Márcia Alencar, a Central funciona desde 2012.

Atualmente, ela disse que está sendo viabilizado o credenciamento do estabelecimento e da equipe junto ao Ministério da Saúde (MS), para realizar a captação de transplantes. “A central já existe, porém os procedimentos ainda não estão sendo realizados, pois dependem dos trâmites de negociação com o MS, de acordo com os procedimentos legais, uma vez que tudo só acontece com autorização formal e vistoria do Ministério”, explicou a enfermeira.

Ela afirmou que a unidade funciona realizando a notificação de possíveis doadores para transplante renal e de córnea. “O transplante de órgãos com captação e preservação mais delicados, como coração e pulmões, ainda são feitos em grandes centros. Estamos caminhando agora para iniciarmos a captação de córneas e rins e, futuramente, o transplante destes”, informou Márcia.

A enfermeira considera importantes as ações de conscientização deste ato humanitário, levando em consideração que a intenção é esclarecer que a doação só pode ocorrer mediante autorização da família. “Se a pessoa quiser ser doadora, ela deve informar à família para que a decisão seja autorizada. Quando um ente querido manifesta esse desejo durante a vida, a família precisa estar sabendo”, comentou. (A.D)