Cotidiano

Dia D disponibiliza 50 mil doses de vacina em Boa Vista

Serão disponibilizados no Dia D, neste sábado, 50 pontos fixos e um móvel

A campanha nacional contra o sarampo com o Dia ‘D’ de vacinação, com o intuito de alcançar o maior número possível de pessoas ainda não imunizadas terá 50 pontos de vacinação em Boa Vista entre unidades básicas de saúde, creches, escolas, shoppings e terminais de ônibus.

A campanha foi antecipada em todos os municípios de Roraima, após o alerta da doença na capital. A campanha será realizada de 10 de março a 10 de abril.

Além dos postos fixos, o Dia D contará com um posto móvel estratégico que ficará entre os semáforos da Av. Ataíde Teive com Av. Venezuela; Av. Venezuela com Ene Garcês, próximo ao IBAMA; Av. Ville Roy com Santos Dumont, próximo a FEMARH e Av. Mario Homem de Melo, com Av. Venezuela. Após a realização do Dia D, a prefeitura já planejou duas grandes ações de vacinação, nas Praças Símon Bolívar e Capitão Clovis.

“A vacinação ainda passará na área rural de Boa Vista, na feira do Produtor e faremos uma programação noturna em algumas unidades básicas de saúde. Convocamos todos a levarem suas crianças a partir de seis meses e os adultos que ainda não receberam as doses da vacina”, destaca o secretário municipal de saúde, Cláudio Galvão.

Faixa etária

A vacina tríplice viral protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola. O calendário vacinal preconiza a primeira dose da vacina aos 12 meses de idade, porém, durante a campanha de vacinação que ocorrerá, a vacina será ampliada para alcançar crianças a partir dos seis meses a adultos até 49 anos de idade. Todas as unidades básicas com sala de imunização possuem a vacina.

Foram disponibilizadas para o Dia D, 50 mil doses de vacina. A faixa etária a ser alcançada é de 3.300 crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias; 2.027 crianças de um ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias; 158.529 crianças de 5 anos a adultos de 49 anos 11 meses e 29 dias. Além de 24.940 venezuelanos que estão em Boa Vista.

“Hoje, por conta da situação de emergência em relação ao sarampo, vamos ampliar a vacina para crianças a partir de seis meses, que ainda assim devem receber outra dose da tríplice viral aos 12 meses e a dose da tetra viral aos 15 meses, seguindo o esquema vacinal preconizado”, explica a superintendente de Vigilância em Saúde do município, Francinete Rodrigues.

Aos 15 meses as crianças devem receber uma dose da vacina tetra viral, que imuniza contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela e corresponde à segunda dose da vacina tríplice viral.

Dos cinco anos até os 29 anos de idade, são administradas duas doses da vacina tríplice viral. Pessoas de 30 a 49 aos de idade que não tenham sido vacinadas na idade correta devem receber apenas uma dose da vacina tríplice viral

 

Confira os locais de vacinação:

 

UBS Aygara Motta Pereira

R. J, nº 256

Cidade Satélite

 

UBS Santa Tereza

R. Aruanã, nº 355

Santa Tereza

 

UBS Hélio Macêdo

R. Joca Farias, s/nº

Jardim Caranã

 

Pró-infância Vila Jardim

Av. Jardim, Qd. Jatobá, S/N – Conjunto Vila Jardim

Cidade Satélite

 

Escola Municipal Ana Sandra Cid. Satélite

Avenida do Sol, S/N

Cidade Satélite

 

Escola Municipal Criança Feliz

Avenida Rui Baraúna, nº 1474 – Bairro União

União

 

UBS Edna Bezerra Diniz

R. Francisco Cândico, nº 177

Aeroporto

 

UBS Jardim Floresta

R. Ana Cecília Mota da Silva, s/nº

Jd. Floresta

 

 

UBS Prof. Mariano de Andrade

Av. Deco Fonteles, nº 264

Caranã

 

 

UBS Cauamé

R. Costa Rica, nº 366

Cauamé

 

Pátio Shopping

R. João Alencar, 2181 –

Cauamé

 

UBS 31 de Março

R. Major Carlos Mardel, nº 466

31 de Março

 

UBS Dr. Silvio L. Botelho

Av. Minas Gerais, nº 512

Paraviana

 

Terminal de ônibus Luiz Canuto Chaves

Centro Cívico

Centro

 

Terminal de ônibus Principal

Caetano Filho

Centro

 

UBS Ione Santiago

R. Costa e Silva, nº 356

São Pedro

 

UBS Mecejana

Rua Pavão, nº 195

Mecejana

UBS São Vicente

Publicidade