Polícia

Detento morre após dar entrada no Pronto Socorro do HGR

Na noite da terça-feira, dia 2, o detento Orebe Pinto Araújo, de 35 anos, morreu no Hospital Geral de Roraima (HGR) depois de dar entrada na unidade de saúde. Duas versões são contadas sobre o caso. A irmã do preso diz que ele foi espancado e morreu em decorrência da violência sofrida. Já a Sejuc informou que o homem é soropositivo e estaria debilitado, por conta disso, passou mal e morreu depois de dar entrada no Hospital.

A irmã do detento foi até a Central de Flagrantes para relatar que seu irmão teria morrido, provavelmente, por conta dos ferimentos que sofreu dentro da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), onde cumpria pena. A mulher disse ainda que ficou sabendo somente na terça-feira que seu irmão havia sido espancado no presídio, no entanto, a família não foi comunicada do fato por nenhum profissional que atua na penitenciária.

A família disse que somente após a morte do preso, uma assistente social entrou em contato, mas que antes disso não sabia sequer que o homem estava internado.

SEJUC – Em nota, a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) informou que o detento Orebe Pinto Araújo já vinha recebendo atendimento médico pelo fato de ser portador do vírus HIV/Aids, tendo sido internado no Hospital Geral de Roraima (HGR) algumas vezes. “Nesta terça-feira, 2, o reeducando teve um mal-estar e foi socorrido pelos outros detentos que chamaram os agentes de plantão que de imediato acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas o mesmo não resistiu e morreu no hospital”, disse.

IML – A reportagem da Folha procurou o Instituto de Medicina Legal (IML) para saber se o laudo do médico-legista apontava alguma violência e descobriu que a causa da morte foi traumatismo cranioencefálico (TCE) devido à ação contundente. O caso deve ser investigado pela Polícia. (J.B)