Política

Deputados estaduais criticam ampliação de áreas ambientais

Em entrevista à Folha, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Jalser Renier (SD), comentou a proposta de ampliação do Parque Nacional do Viruá e da Estação Ecológica de Maracá, assim como a redefinição de limites e recategorização da Reserva Florestal do Parima. A mudança nessas unidades atinge diretamente áreas nos municípios de Caracaraí, Alto Alegre e Amajari e pegou toda a classe política de surpresa. 

O presidente mostrou-se contrário a ampliação, argumentou que ela vai prejudicar o Estado. “Eu acho que criar mais reservas em cima de parques e em lugares que não precisariam ser criados é uma irresponsabilidade, um atentado contra a democracia do Estado. Ninguém é ouvido, as pessoas não são escutadas, os homens que produzem, as mulheres que estão nas suas casas, as pessoas que estão plantando, que estão vendendo a produção ficam numa situação como os refugiados da Venezuela em Roraima e de uma hora para outra sua propriedade vira pó”, analisou.

Renier disse que o Ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, do Partido Verde, não tem a menor responsabilidade com o Estado de Roraima. “Por que não fazem essas reservas no Maranhão? Ninguém ouve falar disso, de reserva no Maranhão! Isso é uma demonstração de que o empobrecimento vai chegar ao Estado, pois as terras não vão produzir e as propriedades não vão desenvolver”, disse.

Para o parlamentar, o Governo Federal não dá uma atenção devida na questão de demarcação no Estado. “Acaba atrapalhando o nosso desenvolvimento por questões que eu já considero pessoais contra o Estado, contra o desenvolvimento e a bandeira de Roraima”, assegurou.