Política

Deputados encaminharão nota de repúdio contra privatização ao Governo Federal

Durante audiência pública realizada ontem, 16, na Assembleia Legislativa de Roraima, os deputados Soldado Sampaio e Oleno Matos, ambos do PCdoB, se posicionaram contra o processo de privatização da Eletrobras Distribuição Roraima. As discussões foram mediadas pelo deputado Sampaio, que é presidente da Comissão de Administração, Serviços Públicos e Previdência da Casa Legislativa. Ele afirmou que o posicionamento contrário será formalizado por meio de um documento que também será encaminhado ao Governo Federal e demais autoridades. 

“Ouvimos centrais sindicais, os funcionários da Eletrobras e sociedade e, diante de todas as afirmações, podemos concluir que a privatização resultará em prejuízos tanto para os trabalhadores, quanto para consumidores.

Vamos encaminhar um relatório à bancada federal, com posicionamento contrário e também uma nota de repúdio a essa privatização. O Governo quer entregar esse patrimônio ao capital estrangeiro e isso é assustador, sem sombra de dúvidas os consumidores terão uma tarifa maior e o interior será o mais penalizado”, sustentou Sampaio.

Também na mesa dos debates, Oleno Matos reforçou o posicionamento de Sampaio. “A nota de desagravo é no sentido de dizer que a Assembleia não concorda com a privatização e muito menos a maneira como ela está sendo conduzida. A venda do setor elétrico trará um problema social para Roraima, pois aqui temos situações diferenciadas, como as comunidades indígenas e povoados ribeirinhos, e isso o setor privado que quer aferir lucro, não vai levar em consideração”, detalhou.

O presidente da Federação Nacional dos Urbanitários, Welington Diniz, defendeu que a energia não é mercadoria, mas um bem social e público e que não pode ser negligenciada, negociada de forma irresponsável. “Qualquer empresa que venha a se instalar em Roraima ou nas demais capitais visará apenas o lucro. Se ocorrer a privatização, os danos serão irreversíveis”, alertou.

O presidente do Sindicato dos Urbanitários, Gissélio Cunha, que representa os trabalhadores do setor de energia, disse que a privatização já está em fase avançada e que todos sairão perdendo. “Irão ocorrer demissões, o custo da tarifa vai aumentar. Tudo está sendo feito sem a participação dos trabalhadores e da sociedade. Nossa esperança é que a bancada federal consiga reverter isso, pois precisamos reagir e defender o que é nosso”, reforçou o presidente da categoria.

O deputado federal Carlos Andrade (PHS) também sustenta a possibilidade de aumento na tarifa de energia caso a venda do setor energético ocorra. “Já me adianto que sou contra a privatização e automaticamente quem for ter a concessão vai propor novos custos. Em debates como estes, estamos esclarecendo à população sobre o que está ocorrendo, na tentativa de tornar público os danos que serão causados”, reafirmou.

PRIVATIZAÇÃO – A privatização da Eletrobras Distribuição Roraima foi proposta em setembro do ano passado pelo Governo Federal, com o objetivo de aumentar a eficiência operacional e reduzir custos de distribuição e produção de energia. O leilão está agendado para o próximo dia 30 de abril e, além da distribuidora de Roraima, também estão na lista os estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Piauí e Alagoas.