Política

Deputados de RR presidem Comissão que vai acompanhar crise migratória

Foi instalada na Câmara dos Deputados, a Comissão Externa da Crise na Venezuela (CEXRR), destinada a acompanhar o crescente fluxo de imigrantes no estado de Roraima. Três deputados federais por Roraima estão compondo a comissão, que tem o objetivo de fiscalizar e avaliar a adequabilidade das ações de acolhimento aos imigrantes, além de acompanhar a gestão do fluxo realizada pelo Governo Federal e as implicações ao estado de Roraima na segurança, saúde, educação e assistência social. 

A comissão é presidida pelo deputado Carlos Andrade (PHS) e tem como relatores os deputados Remídio Monai, que atuará nas áreas de proteção social, educação e segurança pública, e Maria Helena (PSB), que abrange a área da saúde.

Carlos Andrade explicou que a comissão fará visitas às regiões de maior vulnerabilidade social do estado, além de levantar o impacto negativo causado pelo fluxo migratório no estado. “Os serviços básicos essenciais já não são suficientes para atender a nossa demanda. E, hoje, com a imigração, que já representa mais de 10% da população do estado, os serviços estão um caos”, disse.

Na sessão de instalação, Remídio Monai fez a exposição do plano de trabalho elaborado a partir de cinco eixos centrais, que consistem no levantamento de diagnósticos, interlocução com autoridades brasileiras, interlocução com lideranças entre os imigrantes, levantamento do impacto negativo na prestação dos serviços públicos e verificação dos compromissos assumidos em relação à garantia dos direitos humanos.

O deputado sugeriu o período de março a maio para as visitas às autoridades, realização de audiências com todos os grupos de interesse e com a finalização das atividades prevista para o mês de junho. “A previsão é iniciar as visitas no estado a partir desta quinta-feira e colocar em prática as ações propostas no plano de trabalho. Nossa intenção é buscar uma solução rápida e efetiva a esta complexa questão que tanto aflige os nossos cidadãos e ainda os imigrantes que cruzam a fronteira diariamente”, salientou.

Em Roraima, os deputados vão acompanhar a realidade cotidiana dos assentamentos de imigrantes e dialogar com autoridades locais. Em Brasília, vão realizar audiências públicas com organizações que gerenciam serviços nas regiões de crise, além de ouvir especialistas em questões migratórias.