Política

Deputados aprovam alteração no Plano de Cargos e Salários do Iper

Nesta quinta-feira, o projeto de lei retorna para votação em segundo turno

Foi aprovado hoje (4) em sessão extraordinária da Assembleia Legislativa o projeto de lei que altera a Lei 832/2011, referente ao Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) dos servidores do Instituto de Previdência do Estado de Roraima (IPER). A votação foi em primeiro turno e amanhã o projeto retorna para ser votado em segundo turno.

De acordo com o presidente da Associação dos Servidores do IPER, Carlos Praia, desde dezembro de 2016 que a categoria reivindica essa alteração no PCCR. “É uma conquista. Passamos o ano passado aguardando e culminou de ser aprovado agora em 2018, próximo do que a lei eleitoral permite e diz que PCCRs devem ser aprovados 180 dias antes das eleições”, ressaltou.

Com essa aprovação, o Iper passará a contar um quadro de 100 servidores efetivos, que atualmente é composto por apenas 17 efetivos e 30 comissionados. Praia explica, portanto, que a alteração proposta trata-se de uma reestruturação administrativa, que visa atender o aumento no atendimento de beneficiários do Instituto.

“A previsão é que a partir do ano que vem 1.500 processos de benefícios previdenciários de aposentadoria de professores e policiais comecem a ingressar no Instituto. Não tínhamos capacidade para suportar essa demanda, mas pensando no futuro é que essa reestruturação permitirá que façamos um trabalho mais rápido, pois estamos em fase de homologação do concurso que já foi realizado e assim teremos um quadro de 100 servidores efetivos”, completou.