Cotidiano

Deputado quer recuperação de escolas a cada dois anos

Oleno Matos (PcdoB) informou que o projeto foi pensado tendo em vista as reclamações de alunos, pais e professores com o descaso nas escolas públicas

Um projeto de lei do deputado estadual Oleno Matos (PCdoB) visa à avaliação periódica de escolas estaduais. A medida quer obrigar os governadores a realizarem a manutenção das unidades a cada dois anos para evitar prejuízos permanentes.

Em entrevista à Rádio Folha 1020 AM, no sábado, 26, durante o programa Agenda Parlamentar, o deputado informou que o projeto foi pensado tendo em vista as reclamações de alunos, pais e professores com o descaso nas escolas públicas.

Segundo ele, as unidades sem manutenções regulares são mais difíceis de recuperar. Por isso, a atual governadora, sua aliada política, teve que assumir o ônus de reformar escolas completamente danificadas ou malconservadas.

“Na atual gestão, a governadora Suely ficou pressionada a reformar todas as escolas do Estado. Diante da falta de recursos e necessidade de investimento em outras áreas, isso é praticamente impossível, mesmo o governo tendo recuperado cerca de 150 unidades em todo o estado”, afirmou.

O deputado citou que escolas construídas em meados dos anos 2000 ainda na gestão do ex-governador Neudo Campos, desde então não tiveram manutenção. “Esse projeto de lei visa obrigar o Estado a fazer revisões periódicas. A cada dois anos. Pelo menos para ver como está e fazer uma manutenção”.

CUSTO – O projeto também visa à redução de gastos com revitalizações das unidades, diz Oleno. Para o deputado, se a solução for da fase inicial, será mais fácil e o gasto bem menor.

“Um exemplo que a gente tem é da escola Castelo Branco, em Caracaraí. Quebrou uma janela e não se arrumou. Depois foi um banheiro e assim por diante, até chegar ao ponto da escola ser destruída. A escola precisou ser reconstruída e não reformada”, frisou.

Além disso, o deputado acredita que se for feita a manutenção de pequenos detalhes, isso também melhora no processo de educação dos alunos e da comunidade escolar. “Se for feita essa avaliação constante, os estudantes ficarão constrangidos em riscar carteiras ou praticar atos de vandalismo. Os alunos vão querer participar dessa reconstrução da escola”.

ANDAMENTO – A proposta foi apresentada na última semana, em plenário na Assembleia Legislativa. A expectativa é que esta semana o projeto siga a tramitação. “A proposta foi lida em plenário e agora segue para avaliação das Comissões da Casa. Acredito que, no mais tardar em 15 dias poderemos votá-la”, pontuou. (P.C.)

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