Política

Deputado faz visita técnica para conferir qualidade da merenda escolar

O parlamentar que é o autor da lei de Regionalização da Merenda Escolar investiga a qualidade do que as crianças comem

O deputado Brito Bezerra (PP) fez uma visita técnica na manhã desta sexta-feira, 26, na Escola Ulisses Guimarães, no bairro Sílvio Botelho, para verificar a qualidade da merenda oferecida aos alunos. Essa foi a primeira de uma série de visitas técnicas que serão realizadas em escolas da rede pública estadual de ensino.

O parlamentar é o autor da lei que trata sobre o Programa de Regionalização da Merenda Escolar, e explicou que as visitas servirão para comprovar que os alunos das escolas estaduais estejam contando com uma alimentação saudável, comprada em Roraima, para beneficiar o produtor local. “O pequeno agricultor precisa comercializar o seu cultivo. Comercializando com o Governo, todos saem ganhando, produtores e Estado, com o aquecimento da economia, e os estudantes, que terão produtos regionais, de qualidade, servidos na merenda escolar. Aquece a nossa economia, resgata os hábitos alimentares saudáveis da nossa gente, melhora a capacidade intelectual dos alunos, gera emprego e renda, enfim, todos desfrutam”, destacou.

Ele explicou que a merenda é adquirida por meio de recursos oriundos do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), do Governo Federal, do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), das Secretarias de Agricultura e Educação, e também com recursos próprios do Estado. “É atribuição nossa, como parlamentar, e estou aqui para fiscalizar a qualidade desses produtos e constatar com os alunos se eles realmente estão satisfeitos com a merenda escolar do Estado”, completou Brito.

A vice-diretora da escola, Edna Lúcia, relatou que a cada 15 dias a Escola Ulisses Guimarães é abastecida com a merenda escolar e o cardápio é elaborado com a ajuda das copeiras. “Recebemos a merenda quinzenalmente, e elaboramos o cardápio semanal de acordo com os gêneros recebidos, ou seja, feijão, arroz, macarrão, farinha, e os outros gêneros, além das frutas, legumes e verduras, e há uma aceitação muito grande dos alunos”, explicou.

E no cardápio desta manhã, baião de dois, assado de panela, farinha, salada de cenoura e repolho, e melancia como sobremesa. De acordo com a copeira Jeane de Oliveira, que há 12 anos prepara a merenda escolar para crianças de todas as idades, trabalhar com produtos regionais, fresquinhos, deixa a merenda mais saborosa. “A macaxeira, a melancia, a laranja, o tomate regional, o pepino, deixam o cardápio mais saudável e muito mais saboroso, os alunos aprovam quando tem esse tipo de merenda”, destacou.

O estudante Elias Emanuel confirma o que a merendeira disse. “A merenda servida hoje está muito gostosa, devia ser assim todos os dias, não queremos só leite com bolacha, queremos comer bem”. 

LEI Nº 970/2012 – A lei que institui o Programa da Regionalização da Merenda Escolar foi aprovada e sancionada pela Assembleia Legislativa em agosto de 2014. Em novembro de 2015, a Lei foi regulamentada pelo Executivo.