Política

Deputado destina verbas para criação de unidade de tratamento contra o câncer em Roraima

Ainda durante entrevista ao programa Agenda da Semana, o deputado federal Hiran Gonçalves (PP) anunciou que a bancada de Roraima no Congresso Nacional deve destinar R$ 9 milhões em emendas para a criação de uma unidade de tratamento contra o câncer em Boa Vista. Em funcionamento, a unidade custaria aos cofres públicos R$ 300 mil por mês, quantia inferior ao que é gasto atualmente em outros setores da saúde como o pagamento de empresas terceirizadas.

Gonçalves afirmou que há algum tempo a bancada de Roraima na Câmara Federal tem um projeto de instalar aqui um Centro de Diagnóstico Precoce de Câncer em parceria com Barretos. Segundo ele, o projeto está pronto, está quantificado.

Semana passada os parlamentares se reuniram com o ministro da saúde, Henrique Prata e o presidente da Fundação Pio 12, organização que administra a unidade de tratamento contra o câncer em Barretos, que é referência nacional.

“Estamos com uma visita marcada de toda a bancada de Roraima a Barretos, no dia 5 de junho, quando será inaugurado um novo pavilhão. Iremos ver de perto como funciona a unidade e os benefícios para quem recebe o tratamento. Uma unidade dessas em Roraima proporcionaria à população o tratamento em sua própria cidade, sem custos e transtornos de locomoção até outro Estado”, destacou.

CAPACIDADE – Em funcionamento, a estrutura física da unidade teria condições de atender um estado com população de até 800 mil habitantes, patamar que o Estado chegaria daqui a 10 ou 20 anos.