Política

Deputado convoca mais mulheres para a política

Coronel Chagas está preocupado em desenvolver políticas inclusivas e estimular mulheres a participar de cargos eletivos

Durante evento em referência ao Dia Internacional da Mulher, celebrado ontem, 8, na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE/RR), o deputado estadual Coronel Chagas (PRTB) fez uma ‘convocação’ para que mais mulheres participem ativamente da política brasileira.

Para ele, a representação parlamentar feminina é, não apenas um direito, mas proporciona inúmeros ganhos sociais. “É na política que se decide a vida da nossa família, do nosso bairro, da nossa cidade, do nosso estado, do nosso país”, destacou, enfatizando a liderança e persuasão naturais da mulher.

Mesmo com mais desenvoltura para lidar com a defesa das ideias, essa participação ainda é insuficiente, comentou o parlamentar. Elas representam 53% do eleitorado brasileiro, porém pouquíssimas se lançam na disputa por cargos eletivos. “A gente vê a dificuldade de um partido em encontrar mulheres que, embora tenham essa liderança, têm o receio de se expor”, lamentou o parlamentar.

Na Assembleia Legislativa, dos 24 parlamentares, apenas três são mulheres. A desigualdade também é visível na Câmara Municipal de Boa Vista, onde, das 21 cadeiras, apenas quatro são ocupadas por vereadoras. Para Chagas, o ideal é equiparar os assentos. “Fica aqui o chamamento, uma convocação às mulheres, para fazer como fez a Assembleia no estado do Amapá, onde, dos 24 deputados, 12 são mulheres”, ressaltou.

RORAIMA – Coronel Chagas lembrou que se na vida política é preciso avançar mais na representação feminina, em outros setores a conquista de espaços é mais visível. Principalmente em Roraima, único estado governado por uma mulher, Suely Campos. Aqui, elas também são chefes do Tribunal de Justiça, do Ministério Público Estadual e da Polícia Federal. “A mulher, ao longo das décadas, vem conquistando cada vez mais o seu espaço. Demonstrando que é tão capaz quanto o homem. E com toda razão”, frisou o deputado, elogiando suas colegas de parlamento Aurelina Medeiros, Ângela Águida Portela e Lenir Rodrigues.

SEGAD – O deputado lembrou os desafios diários e também avanços da mulher, durante evento em comemoração à data na sede da Secretaria da Gestão Estratégica e Administração, que contou com a presença da governadora Suely Campos. A titular da pasta é Aline Rezende, vereadora licenciada do PRTB. “Vocês mulheres, tornam nossos dias mais alegres e felizes”, disse Chagas, ao cumprimentar as servidoras.