Política

Depois de novas adesões, governadora faz mudanças na equipe de governo

Segad, Femarh, Codesaima e Ouvidoria têm novos gestores, mas deverão ocorrer mais mudanças na Educação e Saúde

Foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira, 5, os decretos de nomeação dos novos secretários estaduais e presidentes de autarquias do Governo do Estado. As mudanças, promovidas pela governadora Suely Campos (PP), foram na Secretaria Estadual de Gestão Estratégica e Administração (Segad), Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), Companhia de Desenvolvimento de Roraima (Codesaima) e Ouvidoria-Geral do Estado.

Outras mudanças, como na Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e Secretaria Estadual de Educação (Seed), também estão previstas para serem anunciadas nesta quarta-feira, 6, como parte do acordo político visando as eleições de 2018.

SEGAD – Na Segad, assume como secretária a vereadora licenciada Aline Rezende, que é esposa do deputado estadual Gerson Chagas (PRTB), que passou nesta segunda-feira a integrar o grupo governista. Ela substitui Frederico Linhares, que assume a recém-criada Secretaria Extraordinária do Gabinete Institucional (Segabi), que substitui a extinta Secretaria Extraordinária de Promoção de Investimentos (Sepin). A nova secretária de Administração exerce o segundo mandato como vereadora de Boa Vista.

“Estou muito feliz com o convite da governadora Suely. Vou trabalhar pela continuidade das ações que vêm sendo desenvolvidas pela Segad, com foco na valorização do servidor público estadual, pois quanto mais motivado, melhor é a qualidade dos serviços oferecidos à população. Eu venho de duas legislaturas como vereadora de Boa Vista, tendo exercido as funções de vice-presidente da Câmara e também primeira-secretária. São experiências que com certeza contribuirão para que possamos fazer uma boa gestão. Estou preparada e com muita vontade de trabalhar dando resposta aos anseios da nossa população e à confiança depositada em mim pela governadora”, disse.

SEGABI – Como secretário extraordinário do Gabinete Institucional, Frederico Linhares terá entre outras responsabilidades, a gestão e assessoria direta da governadora, coordenando a agenda política e de governo, modelo adotado em vários estados, inclusive pelo Governo Federal.

Sobre o novo desafio à frente da Segabi, Linhares destacou a importância da assessoria técnica que a nova secretaria terá dentro do governo. “A ideia é ajudar a governadora no planejamento e execução das ações de governo, mantendo a agenda positiva de desenvolvimento nos diversos setores em todo o Estado. A nossa missão é auxiliar na continuidade desse trabalho, pois ainda há muito a ser feito”, disse Linhares.

CODESAIMA – Nos bastidores se ventila que a Codesaima faz parte da cota política do deputado Joaquim Ruiz, que também passou a integrar a base governista. O novo presidente, Ronaldo Nobre, já foi secretário de Administração, Planejamento e Finanças do município do Cantá, tem formação superior em Engenharia de Controle e Automação, além de ser pós-graduado em administração de empresas.

Entre outras funções, foi presidente da Comissão Setorial de Licitação (CSL) da Secretaria Estadual de Saúde e secretário de Administração, Planejamento e Finanças do Município do Cantá. Na Codesaima, já se reuniu com diretores e equipe técnica da empresa para iniciar o planejamento de ações estratégicas.

“Nosso objetivo é ampliar as ações da companhia, para que os serviços efetivamente cheguem a toda população. Neste primeiro momento, nosso olhar é especialmente voltado para o Mafir [Matadouro Frigorífico de Roraima], na questão da reestruturação e revitalização; e também do concurso público, que é uma expectativa muito grande. Vamos ampliar e revitalizar os pontos de comercialização de produtos aos consumidores, tanto na feira como na sede e também da fábrica de gelo em Caracaraí”, disse o novo secretário.

OUVIDORIA – Na Ouvidoria-Geral do Estado, assume como ouvidora Dianiery Coelho, que foi candidata a prefeita no Município de Caracaraí nas eleições de 2016. Ela é esposa do deputado estadual Odilon, que também passou a integrar a base governista esta semana. A nova titular substitui Nira Mota, que é ex-vereadora.

FEMARH – Na Femarh, Rogério Martins deixa o cargo e no lugar assumiu Gilberto Uemura, que também é do PRTB, mesmo partido do deputado Gerson Chagas, mas é indicado do deputado estadual Jânio Xingu. Uemura exerceu diversas funções públicas. Entre elas, foi secretário estadual de Agricultura e agora terá a missão de dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo órgão em todo o Estado. Ele é considerado um técnico extremamente competente nas funções que exerce.

AVALIAÇÃO – As trocas são consideradas positivas pelo Executivo, para o prosseguimento das ações e projetos de governo. “As mudanças pontuais devem manter a filosofia de gestão. Os novos gestores terão a missão de dar continuidade às agendas positivas do Executivo, tendo como foco principal o desenvolvimento do Estado e o bem-estar da população”, disse Suely Campos, por meio de nota.