Cotidiano

Defesa Civil diz que moradores se recusam sair da Vila Vintém

Quase todos os anos, o trecho da olaria conhecido como Vila Vintém, no Município de Cantá, do outro lado da Ponte dos Macuxi, fica debaixo d’água. Dados disponíveis no site da Companhia de Águas Esgotos de Roraima (CAERR), que mede diariamente o nível do Rio Branco, mostram que a marca dos 7 metros já foi ultrapassada.

Os moradores da Vila vivem da fabricação artesanal de tijolos, atividade que só é possível durante o período de estiagem. Eles reclamam da falta de apoio da Defesa Civil do Município de Cantá, por não se mobilizar para auxiliá-los neste momento de dificuldade.

Em entrevista à Folha de Boa Vista, o coordenador da Defesa Civil do Município de Cantá, Sérgio Rangel, disse que a realidade não é essa. Afirmou que todos os anos, o poder público enfrenta dificuldades na remoção das famílias daquele local.

“Pela proximidade de Boa Vista, eles não querem sair de lá para abrigos que fiquem na sede do Cantá. Ano passado, conseguimos em articulação com a Defesa Civil de Boa Vista, que sete famílias ficassem abrigadas em um ginásio. Mesmo assim, nem todos querem”, explicou.

Próximo à Vila Vintém, na entrada do Projeto de Assentamento (P.A) Malacacheta, a Prefeitura de Cantá construiu casas para abrigar os moradores da Olaria, mas nem todos quiseram.

“Todo ano enfrentamos essa problemática. Eles sabem o tempo de sair, mas só saem nos últimos instantes. Este ano eles reclamaram que não tiveram apoio, o que não é verdade. Oferecemos todo o suporte, eles que não querem sair de lá. É importante ressaltar que não estamos nos eximindo da responsabilidade, como eles têm declarado”, disse.

Ele afirmou que os moradores da localidade estão habituados a essa situação, haja vista que a fabricação de tijolos persiste no local há quase 30 anos. “Muitos tem casa em Boa Vista. Quem não tem fica em casa de familiares até a água baixar para eles voltarem às suas casas”, disse.

OUTRAS – A região da Vila Vintém não é a única no Cantá a sofrer com as chuvas. A Defesa Civil da localidade tem atuado na remoção dos moradores da Vicinal Rio Branco e da Vila Central, que devido a proximidade do Rio Branco, ficaram ilhados. “Estamos auxiliando na remoção desse pessoal e para aqueles que ainda estão por lá, prestamos apoio fornecendo combustível e água potável”, finalizou.