Polícia

DGH investiga morte de jovem na Germano Sampaio

Joan Higor Santos Furtado morreu depois de receber um tiro à queima roupa acima do olho direito

A Delegacia-Geral de Homicídios (DGH) investiga a morte de mais um jovem vítima da criminalidade desenfreada que toma conta das ruas e espaços públicos de Boa Vista. Na noite de segunda-feira, dia 26, por volta das 20h20, o açougueiro Joan Higor Santos Furtado, de 24 anos, foi morto com um tiro à queima roupa na cabeça, na Praça Germano Augusto Sampaio, localizada no bairro Pintolândia, zona Oeste de Boa Vista.

Apesar das investigações estarem em curso, o delegado responsável pelo caso, Cristiano Camapum ainda não revelou a motivação do crime e nem mesmo se os agentes que atuam na especializada já conseguiram identificar os autores do assassinato. Sabe-se apenas que, após atirar, eles fugiram em direção à Policlínica Cosme e Silva, pela Rua N-8.

Os familiares contaram à Folha, em entrevista exclusiva, que Joan Higor chegou à Boa Vista há duas semanas em busca de uma nova vida, inclusive trouxe consigo a esposa e a filha de três anos. O irmão da vítima já morava na Capital e deu apoio para que ele recomeçasse, inclusive já tinha distribuído currículos pelas empresas e aguardava ser chamado para trabalhar nos próximos dias. A família do rapaz é do Município de Itaituba, no Estado do Pará.

Uma manicure que deu moradia à família de Joan contou que ele andava na bicicleta dela para realizar suas atividades básicas, como ir ao supermercado, distribuir currículo e até mesmo organizar a documentação pessoal, como nova cédula de Registro Geral (RG) e transferência do Título de Eleitor.

A mulher contou que Joan saiu de casa no fim da tarde de segunda-feira e depois foi informada de sua morte. Ela explicou que, quando chegou à cena do crime, alguns populares afirmaram que a vítima teria reagido a um assalto e discutido com um indivíduo que tentou roubar sua bicicleta, sendo esta a provável motivação da morte.

“Não tem acerto de contas porque ele não devia nada a ninguém, nem ao tráfico, como foi divulgado. Ele também não trouxe nenhuma rixa do Pará, ou seja, o que falaram de envolvimento com o tráfico ou com organização criminosa, não procede. Isso não tem nada a ver”, ressaltou o irmão da vítima.

O CRIME – A Polícia Militar informou por meio do Relatório de Ocorrência Policial (ROP) que foi acionada via Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) para atender a ocorrência de homicídio e assim que chegou ao local, constatou a veracidade dos fatos, inclusive notou que a vítima já estava morta. A perícia foi acionada e também confirmou o óbito. A vítima tinha uma perfuração à cima do olho direito, causada pelo tiro.

Agentes da DGH também compareceram ao local do fato e deram início ao trabalho de investigação, embora nenhum suspeito tivesse sido identificado. Algumas testemunhas foram ouvidas pela polícia. O ROP foi entregue no 4o Distrito Policial juntamente com alguns pertences da vítima, sendo um relógio metálico, e a quantia de R$ 9,50.

O rabecão do Instituto de Medicina Legal (IML) fez a remoção do corpo que na manhã de ontem, dia 27, passou por necropsia e em seguida foi liberado aos familiares. O corpo de Joan foi transladado em um voo comercial para o Município de Itaituba, onde será sepultado. (J.B)