Cultura

Curso gratuito de Produção cultural abre inscrições

Gratuito e realizado à distância, o curso conta com 180 vagas e viabiliza o acesso de pessoas de todas as regiões do país

O curso EAD em produção Cultural promovido pelo Observatório Itaú Cultural abriu inscrições até o próximo dia 4 de março (domingo). Podem se inscrever produtores, agentes, artistas, pesquisadores e professores com experiência profissional na área cultural, preferencialmente vinculados a instituições culturais – sejam elas públicas, privadas ou organizações da sociedade civil –, assim como para estudantes universitários associados a cursos de áreas afins e com interesse direto no tema cultural.

As inscrições devem ser realizadas com o preenchimento de formulário pelo site www.itaucultural.org.br/observatorio/. Com o início das aulas em 12 de abril, a lista dos selecionados será divulgada no dia 3 do mesmo mês, na página do Observatório. O curso termina em 14 de junho, sem interrupções aos finais de semana.

A iniciativa nasceu da demanda dos interessados por uma formação introdutória e visa debater o campo de atuação mais prático dos agentes culturais, apontando para a compreensão das diversas realidades regionais e desafios da atualidade na área da cultura.

Para atender a todas as regiões do país, democratizando o acesso ao curso, está prevista uma proporcionalidade de vagas por região/estado. Serão oferecidas 180 vagas, sendo 18 delas destinadas a inscritos autodeclarados negros e 6 destinadas para autodeclarados indígenas.

Composto de sete aulas ministradas à distância, o curso conta com profissionais de diversas regiões do Brasil e com diferentes formações.

Corpo Docente

A mestra em Gestão de Empresas e Instituições Culturais, a mineira Michelle Antunes que abre o curso com a ambientação na Moodle –plataforma digital onde são ministradas as aulas, customizada pelo Itaú Cultural.

A diretora de Articulação Institucional do Instituto Dragão do Mar e da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, Rachel Gadelha ensina, na sequência, planejamento e produção cultural. A aula da professora da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, Renata Rocha aborda políticas culturais e legislação.

Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG, Clarice Libânio fala de pesquisas e mapeamentos culturais como reconhecimento de territórios. Doutoranda em comunicação e práticas do consumo, na ESPM-SP, Gisele Jordão trata de comunicação, redes e cooperação cultural.

Em seguida, doutora em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP, a paulistana Renata Felinto e o doutor em Educação pela UFRGS, Felipe Mianês, conversam com os selecionados sobre arte, fruição e acessibilidade. Na última aula do curso, a doutoranda do programa de pós-graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento na UFRJ, Luciana Guilherme fala a respeito de sustentabilidade, cultura e seus impactos socioeconômicos.

SERVIÇO
Curso EAD de Produção Cultural
Observatório Itaú Cultural
Período: De 12 de abril a 14 de junho
Inscrições: Até 4 de março
Através do site do Observatório
(http://www.itaucultural.org.br/secoes/observatorio-itau-cultural)
Divulgação dos selecionados: 3 de abril
Vagas: 180 – 18 para autodeclarados negros ou pardos e 6 para indígenas
Gratuito