Cotidiano

Curso de operador de trator agrícola encerra com 40 agricultores familiares capacitados

Uma parceria entre a Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas – SMAI, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, resultou em 40 agricultores familiares capacitados no Treinamento de operação e manutenção de tratores agrícolas.

A capacitação na sede da Associação dos agricultores familiares do Polo 1 P.A. Nova Amazônia Elifas Levi Veloso Filho, localizada no P.A. Nova Amazônia, Murupu.

O objetivo foi de repassar as boas práticas e a utilização correta, bem como a noção de manutenção preventiva básica das máquinas cauteladas para as Associações e Cooperativas por meio do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio – PMDA.

O secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, Marlon Buss, destacou que ações como essa dão a certeza de que a SMAI está indo no caminho certo. “Nós idealizamos o Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio e com isso estamos implementando e desenvolvendo cada etapa para beneficiar os produtores de forma que possam se sentir fortalecidos para o trabalho no campo. Essa é a nossa meta”, disse.

O presidente da Cooperativa dos agricultores familiares do P.A. Nova Amazônia – Coopana, Euripes Rosa, que também é agricultor, participou do curso e ressaltou que agricultura não é brincadeira. “É um curso de operação e manutenção básica, mas que faz muita diferença no dia a dia de nós agricultores familiares. E agora estamos capacitados para dar continuidade e acelerar o nosso trabalho”, concluiu.

O curso aconteceu em duas etapas: com aulas teóricas realizadas no auditório da Escola Agrotécnica da Universidade Federal de Roraima (Eagro/UFRR), que também é parceira da SMAI, e as aulas práticas realizadas na Associação dos produtores familiares do Polo 1 Elifas Levi Veloso Filho com tratores e implementos disponibilizados pela secretaria para os testes.