Cotidiano

Curso de Reanimação Neonatal capacitará cerca de 60 profissionais de saúde em RR

Durante os dias 22 e 23 de agosto, a Sociedade Brasileira e Roraimense de Pediatria em parceria com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias realizará o Curso de Reanimação Neonatal na capela da igreja, localizada na rua Coronel Mota, 930, no Centro. Aulas teóricas e práticas serão ministradas por médicos credenciados pela Sociedade Brasileira e Roraimense de Pediatria para cerca de 60 profissionais de saúde, entre enfermeiros, auxiliares e parteiras do Estado.

Segundo a médica pediatra Celeste Wanderley, a Sociedade Brasileira de Pediatria tem o Programa de Reanimação Neonatal, que visa ter uma pessoa na sala de parto que nos primeiros minutos de vida saiba cuidar de uma criança, apesar de que obrigatoriamente há um pediatra nas salas. “Existem cursos para profissionais de saúde, para médicos e parteiras. Nesse caso o curso é para profissionais de saúde, pessoas que podem ajudar numa reanimação”, disse.

Para a formação da parceria, o diretor assistente de Assuntos Públicos da Igreja de Jesus Cristo, Fábio Nascimento, disse que há um programa mundial de ajuda humanitária da igreja chamado Programa de Ressuscitação Neonatal, em que a igreja patrocina os cursos e realiza doação de material. “No Brasil, o evento acontece a cada ano em diversas cidades. Esse ano a primeira cidade é Boa vista, seguida de Manaus (AM) e Macapá (AP), todos com dois dias de curso”, relatou.

A pediatra ressaltou que o curso de reanimação é um programa a nível mundial que já existe em Boa Vista nos hospitais. “Agora com a parceria, outra parcela da população terá o curso de graça, porque quem está bancando a estrutura e material é a igreja”, frisou. Nascimento acrescentou que o programa reduz diretamente a taxa de mortalidade infantil. “Todos que participaram do curso viram multiplicadores, acabam ensinando outras pessoas e a sociedade fica com o material para treinar outras pessoas”, disse.

Ao final do curso, os participantes realizarão testes teóricos e práticos e receberão o certificado de conclusão, além de manuais e equipamentos. O programa doará em Boa Vista 30 kits com balão auto-inflável, estetoscópio pediátrico, máscaras e fluxogramas. Cada parteira receberá um kit com mais 12 itens, entre eles: manta térmica, tesoura, prendedor plástico umbilical e reanimador infantil.

A Sociedade Roraimense de Pediatria receberá cinco kits completos de reanimação neonatal, que inclui um manequim de reanimação neonatal e todos os demais itens necessários para capacitar e multiplicar os treinamentos para que mais médicos, enfermeiras e profissionais estejam alinhados para intervenção quando necessário.

OUTRAS EDIÇÕES – O projeto já foi levado com efeito em países como China, Mongólia, Equador, Paraguai, Bolívia e Etiópia. No Brasil, é ministrado há vários anos em diversos estados como Pará, Piauí, Bahia, Maranhão e Pernambuco.

CONVIDADO – Para a realização do evento foram convidados o gerente de Departamento de Bem-Estar da igreja no Brasil, de São Paulo, e o médico Élder Ryan Wilcox, dos Estados Unidos (EUA). “Ele é especialista em reanimação neonatal e, apesar de vir dos EUA, fala português, porque foi missionário dois anos no Brasil”, relatou Nascimento. O doutor Wilcox é pediatra, trabalha em hospitais em Utah e é proprietário de uma clínica pediátrica. Há mais de anos serve como voluntário do Programa de Reanimação Neonatal e ajuda pessoas em vários países”, disse Nascimento. (A.G.G)