Cultura

Crianças fazem apresentação musical para lembrar o Dia da Música

A apresentação do aulão musical irá ocorrer na próxima quarta-feira, 22, na Escola Claretiano

O “Musicalizarte” tem como objetivo estimular a pesquisa, exploração, composição e interpretação de sons corporais. O projeto do professor de arte musical infantil Márthns Nascimento baseia-se no enorme conhecimento do papel que a Música possui na sociedade.

Para relembrar o Dia da Música e dos Músicos, os alunos do projeto participam de um grande aulão junto com os pais e familiares na próxima quarta-feira, 22, pela manhã e tarde na Escola Claretiano localizada na Rua Antonio Augusto Martins, 52, no bairro São Francisco.

“Temos incluído essa arte no cotidiano dos trabalhos escolares com objetivo de melhorar o aprendizado, aproximando ainda mais essa arte da vida dos alunos. Esse projeto vem reforçar outros trabalhos e ações que já estão em andamento em nossa Escola, e têm demonstrado que a arte da música contribui para a criação de relacionamento sociocultural de nossos alunos e bom relacionamento entre família e a escola”, conta o professor.

Segundo ele, as aulas ocorrem no primeiro e segundo bimestre, e a cada fim das aulas, durante o aulão, os pais e familiares podem participar. Entre os objetivos, os alunos desenvolvem uma percepção auditiva e a memória musical.

“Conseguimos possibilitar que os alunos aprendam a utilizar e cuidar da voz como meio de expressão e comunicação musical. Elas conhecem os usos e funções da música produzida em diferentes épocas com os dias de hoje. Dentro de sala de aula, eles tem contato com grandes compositores musicais” diz.

Origem da data

No dia 22 de Novembro, comemora-se o Dia do Músico. É também o dia da padroeira dos músicos, Santa Cecília. O músico pode ser arranjador, intérprete, regente e compositor. Há quem diga que os músicos devem ter talento nato para isso, mas existem cursos superiores na área e pessoas que estudam música a vida toda.

Nesta data, se comemora também o dia de Santa Cecília, considerada desde o século XV pela Igreja Católica como padroeira da música. Segundo conta a história, ela era de família nobre e dedicou sua vida a estudar música.