Cotidiano

Creas registra queda de atendimento de crianças e adolescentes no Estado

Conforme dados do Centro Especializado de Assistência Social (Creas), o número de atendimentos de crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual e abuso diminuiu 38% em 2016. Contudo, apesar da redução, os órgãos envolvidos começaram debater as ações que serão realizadas em 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O relatório mensal de atendimentos de 2015, referente aos seis Creas de Roraima, apresentou 485 casos de abuso e 26 de exploração sexual. No ano passado, foram registrados 300 casos de abuso e 16 de exploração, o que representa a redução de 38%. Para a chefe da Divisão de Ações de Média Complexidade (Damc), Shyra Coelho, a diminuição pode estar relacionada ao pacto do silêncio, quando as vítimas não denunciam e se tornam invisíveis ao serviço.

Diante dessa realidade, ela explicou que a comissão organizadora, formada pela Damc, Fórum Roraimense de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Forpeti), Núcleo de Proteção à Criança e Adolescente (NPCA), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-RR) irá se reunir para debater o que será realizado durante a campanha a ser realizada de 15 a 19 de maio.

“Dentro da área do trabalho infantil também existe a exploração sexual e o turismo sexual. Então vamos unir forças na rede de garantia de direitos de proteção para mobilizar a sociedade, os órgãos governamentais e não governamentais assumirem um compromisso com o desenvolvimento da sexualidade de crianças e adolescentes”, disse. Após a semana, a chefe ressaltou que as denúncias devem aparecer.

Durante a campanha, os Creas também se mobilizam para a divulgação e mobilização nos municípios do Estado. Estão sendo pensadas caminhadas, palestras nas escolas, panfletagem, campanhas em meios de comunicação, concurso de cartazes e redações e ações em rodoviárias, no aeroporto e nos dois shoppings da capital. Shyra declarou que as escolas devem ser escolhidas durante a reunião junto à comissão.

MUNICÍPIO – A Secretaria Municipal de Gestão Social (SMGS) informou que vai desenvolver abordagens sociais e ações preventivas no acolhimento às famílias e no acompanhamento de integrantes de programas sociais que participarão dos cincos dias de Carnaval. Durante as noites, as equipes farão ronda para combater o trabalho infantil, além de ofertar atividades lúdicas para as crianças em um espaço montado na Praça de Eventos Fábio Marques Paracat, localizada na Avenida Capitão Ene Garcez, bairro São Francisco, zona Norte. No local também será montado o cantinho da amamentação. (A.G.G)