Geral

Corrigindo erros, Náutico busca melhor sorte no segundo turno

Desde a derrota para o Mundão, técnico Ivan Oliveira tem concentrado a preparação do elenco com foco no aprimoramento técnico e físico

Se no primeiro turno, faltou pouco para o Náutico conquistar a vaga para a final – a equipe venceu dois jogos (Progresso e Rio Negro) e perdeu um (derrota para o São Raimundo, por 2 a 0, na partida que definiria o finalista do Grupo B) – no segundo, o técnico Ivan Oliveira acredita em melhor sorte ao alvirrubro.

Desde a derrota para o Mundão, o comandante tem concentrado a preparação do elenco com foco no aprimoramento técnico e físico, para iniciar a segunda parte da competição no melhor nível possível.

“Desde a semana passada, demos início ao planejamento para o segundo turno. O planejamento feito para o primeiro foi muito bom, mas tivemos alguns problemas pontuais, como falta de um local adequado para treinamento, que nós acreditamos que foi fundamental para que alguns resultados não fossem alcançados.”

Oliveira destaca que falhas do posicionamento dos atletas durante os jogos encontram justificativa. “Treinamos em campos sem as dimensões oficiais, o que só conseguimos já no finalzinho do primeiro turno. Essa indefinição nos atrapalhou muito, mas não apenas para o Náutico. Outras equipes também passaram pelo mesmo problema”.

Atualmente a equipe tem como seu local de treinamentos, o campo Rei Pelé. Além disso, também utiliza pontualmente o campo do 6º BEC, além de focar parte da preparação física em balneários da cidade, aproveitando a areia das praias.

“Hoje, além de um campo com medidas oficiais, contamos com outros menores, onde trabalhamos a parte tática em campo reduzido. Afinal, hoje o futebol é jogado mais em meio campo que no campo inteiro. Elas atacam em bloco, de forma compacta e também se defendem em bloco, ocupando esses espaços.”

REFORÇOS – A equipe tem reforços pontuais para a disputa do segundo turno. Dois atletas chegaram: os paraenses André (volante) e Lucas (zagueiro), que no primeiro turno ainda não estavam bem fisicamente e que agora, segundo Oliveira, estão praticamente no melhor da preparação física, o que deve trazer um diferencial para o desempenho da equipe na sequência da competição.

“A nossa intenção era que até a final do primeiro turno, nós pudéssemos contar com todos os jogadores. Que eles estivessem 100% fisicamente fossem eles, reservas ou titulares, até porque nós contamos com todos.”

PROBLEMAS FÍSICOS – O Náutico sofreu com uma série de contusões ao longo do primeiro turno. Alguns dos atletas que estavam no departamento médico estão recuperados e devem reaparecer. É o caso do lateral direito Wellington, que ficou fora de todo o primeiro turno e nesta sexta-feira, fez o primeiro trabalho com bola. Quem também tem retorno previsto é o volante Torepã.

MUDANÇAS NA EQUIPE – O Náutico terá mudanças. O time fez dois amistosos nesse final de semana. O primeiro foi ontem, contra a equipe sub-17 do Paraná (amador). Vitória por 6 a 0. E hoje, os alvirrubros enfrentam a equipe adulta do mesmo Paraná, aproveitando a folga na primeira rodada. Boas oportunidades para Ivan Oliveira fazer ajustes e testar alterações na equipe.

“Não são mudanças por aspecto técnico e sim tático. Cada jogador tem uma característica e um jeito de jogar. Então a gente adequá-los ao esquema, tirando o melhor de cada um. Testamos algumas peças nesses amistosos e o Náutico, com certeza, virá mais forte para a disputa do segundo turno”, destacou Oliveira.