Esporte

Corrida Internacional 9 de Julho reúne mais de 6 mil pessoas

Participaram atletas de várias idades e de diversos lugares do país, inclusive estrangeiros

A tradicional Corrida Internacional 9de Julho foi realizada no fim da tarde dessa segunda-feira, 9. A Largada foi na Avenida Ene Garcez no Portal do Milênio com percurso de 5 km e 10 km. Mais de seis mil pessoas comparecerem na prova, segundo dados da Fetec (Fundação de Educação, Turismo, Educação e Cultura), dentre os quais participaram os inscritos e o público não inscrito, a chamada pipoca.

Participaram atletas de várias idades e de diversos lugares do país, inclusive estrangeiros. Antes da autorização da largada a animação já tomava de conta dos participantes. Pessoas que se preparam há meses para a Corrida tradicional na capital roraimense, que comemorou 128 anos.

Reny Adonai, coordenador de esportes da Fetec, fez um breve comentário sobre a prova: “A gente superou a expectativa com mais de seis mil atletas, a praça está lotada, o tempo ajudou bastante, então a expectativa está mais que boa”, disse antes da largada dos atletas.

Em meio à multidão, conversamos antes e depois da largada com Ruan Carlos Pinheiro, que venceu a edição geral da prova dos 5 km em 2017. Antes de iniciar a prova, o corredor declarou: “Hoje é um dia especial por se tratar do aniversário de Boa Vista, e se Deus quiser quero concluir no menor tempo possível”, disse. Na chegada, encontramos Ruan novamente, que pegou sua medalha e comentou seu resultado: “A prova foi tranquila, preciso treinar mais, mas deu pra concluir tranquilo. Correr é vida, e um conselho e apelo que deixo, é que o esporte tire essa juventude do mundo das drogas, desse mundo de facção. Busque sempre dar o seu melhor, porque dias difíceis existem, mas assim como na corrida, a gente pode superar sim!”, completou.

Quem também completou a prova foi Toinha Batista, do Município de Mucajaí. Ela contou como foi sua preparação. “É uma prova emocionante que exige uma boa resistência, você tem que se cuidar muito bem, se alimentar muito bem, beber bastante água. O clima ajudou um pouco, não tá muito quente deu participar e chegar de boa. Sou de Mucajaí e lá eu treino na BR ou então subo a pedra, escalo, mas hoje foi tranqüilo, cansei um pouquinho mais deu pra chegar com espírito de prova concluída com sucesso”, explicou.

Corridinha – Em mais uma edição da Corridinha 9 de Julho, mil crianças participaram do evento, que foi realizada no domingo na Avenida Capitão Ene Garcez, no Portal do Milênio.O percurso variou de acordo com as faixas etárias dos participantes, com 50m para crianças de 2 e 3 anos, até 1km para crianças de 12 e 13 anos. As largadas foram separadas entre meninas e meninos, e realizadas em baterias.

Corridinha Baby – Cerca de 200 bebês, na faixa etária de 8 meses a 23 meses, deram show nos percursos de 3 a 12 metros.

Premiação – A premiação deste ano foi no total de R$ 60 mil reais para os cinco primeiros lugares nas categorias 10 km Local e Geral. Além das medalhas para todos os atletas. 

Classificação da Corrida