Polícia

Corpos de vítimas de naufrágio no Rio Branco são encontrados

Uma das vítimas foi encontrada por um pescador e outros dois corpos foram localizados próximo à Serra Grande

Os três corpos que estavam desaparecidos no Rio Branco, após um naufrágio na tarde de domingo, dia 10, foram encontrados por pescadores e homens do Corpo de Bombeiros Militar na manhã de ontem, dia 12. Dois corpos estavam nas proximidades da Serra Grande e o terceiro estava engatado numa malhadeira de pesca. As vítimas são de origem venezuelana e foram identificadas como: Elvis Enrrique Lopez Espinoza, 30 anos; Hector Daniel Villarroel Otaiza, 31 anos; e, Nelson José Lopez, 28 anos.

Ainda na manhã de ontem, os bombeiros realizaram uma coletiva de imprensa para dar esclarecimentos sobre a localização das vítimas. O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Doriedson Ribeiro explicou que os bombeiros estavam no terceiro dia de buscas quando conseguiram encontrar os cadáveres. “No dia 11 (segunda-feira), conseguimos localizar a embarcação em que ocorreu o acidente. Nesta terça-feira, conseguimos encontrar os três corpos que foram localizados e encaminhados ao IML (Instituto de Medicina Legal) para que se possa tomar as providências em relação às famílias”, disse o comandante.

Quem deu a localização exata dos corpos foi o comandante operacional da Capital e do Interior, coronel Everson Cerdeira. “A equipe do tenente Assis Santos saiu hoje às 6h para retomar as buscas. O primeiro corpo foi encontrado num malhador de um pescador. O corpo estava enganchado. O pescador foi quem acionou os bombeiros que já estavam por perto e retiraram o corpo. Os corpos das outras duas vítimas foram encontrados em locais distintos, próximo à Serra Grande, estavam boiando, presos às galhadas”, ressaltou.

Conforme os bombeiros, três tipos de busca foram adotadas: subaquática, para verificar se os corpos estavam imersos; as buscas de superfície, também na água, com duas embarcações e duas equipes que fizeram o trabalho; e por fim, as buscas na mata, considerando que as vítimas poderiam ter se salvado e estariam aguardando o resgate.

O Corpo de Bombeiros reforçou as orientações de alerta aos banhistas, especialmente os que ingerem bebida alcoólica e entram na água, além dos que tentam atravessar o rio a nado sem nenhum equipamento de segurança.

“A ingestão de bebida alcoólica prejudica muito as pessoas. A maioria das vítimas de acidente dessa natureza sabe nadar, mas por algum motivo se aventuram ou estão em embarcações onde as pessoas teimam utilizá-las sem o colete salva-vidas. Não sabemos quando o acidente pode acontecer. Infelizmente esse tipo de acidente vem ocorrendo de forma constante. Já colocamos placas nos balneários sobre a necessidade de usar os coletes salva-vidas e os condutores das embarcações também precisam estar habilitados”, reiterou Doriedson.

Quando questionados sobre a presença de familiares das vítimas nas buscas, os bombeiros declararam que as famílias não estavam presentes e nem confirmaram se os três homens viviam sozinhos na Capital. “No primeiro momento, os companheiros que também sofreram acidentes participaram das buscas conosco, mas no segundo dia não tivemos mais ninguém, até mesmo porque todos foram encaminhados à Delegacia para prestar esclarecimentos à Polícia Civil”, destacou Ribeiro.

O IML realizou os exames e aguarda parentes das vítimas para liberação dos corpos para sepultamento. (J.B)