Polícia

Corpo de adolescente que desapareceu no ‘banho da Cachoeirinha’ é encontrado

Estudante de 15 anos foi tomar banho no rio com outros dois colegas quando desapareceu ao fazer um mergulho

O corpo do adolescente Rikelme Rodrigues, de 15 anos, que se afogou na tarde de domingo, 15, quando tomava banho com mais dois colegas no Rio Cauamé, foi encontrado ontem. O Corpo de Bombeiros foi acionado e iniciou as buscas ainda no domingo, mas foram interrompidas no fim do dia por falta de iluminação. Nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, 16, a procura foi retomada e chegou ao fim às 11h, quando o corpo do estudante foi encontrado.

O corpo foi localizado a cinco metros de profundidade na mesma área onde Rikelme mergulhou, na área conhecida como “Cachoeirinha”, que fica divisão dos bairros Caranã e Cidade Satélite, zona Oeste da capital. Desde que ficou sabendo do desaparecimento, a família do adolescente acompanhou os trabalhos da equipe de busca e salvamento.

Conforme os familiares, o rapaz era caçula de dois irmãos e iria completar 16 anos. Pelo fato de a família morar no bairro Senador Hélio Campos, também zona Oeste, eles ainda procuram explicações sobre o porquê de o rapaz ter ido se aventurar com amigos tão longe de casa.

Rikelme e mais dois adolescentes decidiram tomar banho no rio e, pouco depois de entrarem na água, o adolescente deu um mergulho e acabou desaparecendo. Apesar de haver uma placa indicando se tratar de uma área particular é possível notar que muitas pessoas procuram o local aos fins de semana.

Os amigos contaram aos bombeiros que o jovem foi dar um mergulho e não retornou à superfície. Imediatamente, os dois adolescentes que o acompanhavam acionaram o Corpo de Bombeiros e seus familiares. Assim que a mãe da vítima ficou sabendo do caso, tentou ir ao local do afogamento, mas passou mal e teve que ser levada ao hospital.

“Por volta das 11h a equipe entrou em contato com a gente para dizer que tinha encontrado o corpo no mesmo local onde o adolescente tinha desaparecido. Tivemos um pouco de dificuldade porque os amigos que estavam com ele não compareceram para apontar o local exato onde estavam. As equipes conseguiram contato com um pescador, que informou o local onde os meninos estavam banhando. Antes, as equipes tinham uma área grande de busca. Quando reduziram para um lugar mais próximo do ponto de afogamento, onde a profundidade era maior, realizaram o mergulho e encontraram o corpo preso a aproximadamente cinco metros de profundidade”, destacou o tenente Maxsuel Lopes.

CUIDADO – O militar também aproveitou para dar algumas orientações aos banhistas. “Cuidado redobrado mesmo que seja um bom nadador e tenha resistência, porque a gente nunca sabe o que vai encontrar no rio quando mergulhar. Nossos rios têm baixa visibilidade e, quando mergulhamos, não conseguimos ver a uma grande distância e não se sabe o que a correnteza está trazendo. Quem vai à Praia Grande ou igarapé particular e ingere bebida alcoólica não deve realizar certos tipos de brincadeira dentro da água, porque pode ser um risco maior. É preciso ter atenção quando for se divertir em ambientes aquáticos, principalmente nesse período de verão”, destacou.

Oito mergulhadores do Corpo de Bombeiros realizaram as buscas durante os dois dias, no entanto, 15 homens participaram efetivamente da ação.

O corpo foi envolvido em um saco plástico até a chegada da equipe do Instituto de Medicina Legal (IML), que fez a remoção para que a necropsia, que vai confirmar as causas da morte, fosse realizada. Ainda na tarde de ontem o corpo foi liberado à família para funeral e sepultamento. (J.B)