Cotidiano

Corpo de Bombeiros orienta população evitar queimadas em época de estiagem

Todos os anos os focos de incêndio aumentam no fim do período de estiagem devido à atividade agrícola

A população de Roraima ainda aguarda pelo fim do período seco e o início da estação chuvosa, prevista para o início deste mês. Neste período de estiagem, os pequenos agricultores têm o costume de efetuar queimadas em suas propriedades para preparar o solo para o próximo plantio. Devido a essa prática, o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) registrou entre os dias 24 e 25 de março, um aumento de 100% nos focos de calor em comparação ao restante do mês.

O comandante-geral da corporação, coronel Doriedson Ribeiro, alerta a população quanto às queimadas sem autorização dos órgãos ambientais competentes. Ele lembrou que no clima seco, o fogo se propaga muito rápido. Quando autorizado a fazer queimadas, o agricultor deve tomar o cuidado de fazer o acero do terreno, isolar a área para impedir que o fogo se espalhe.

“O que nós pedimos é que a população evite fazer esse tipo de queima sem autorização e sem tomar o devido cuidado para que isso não se transforme em um incêndio e venha prejudicar o seu vizinho, ocasionando além da perda patrimonial, o risco à vida tanto de animais, quanto humanos. Isso é crime”, frisou.

COMBATE – O Corpo de Bombeiros todos os anos trabalha em conjunto com a Defesa Civil em ações preventivas no período de estiagem. Nessa época, geralmente ocorrem os incêndios florestais e ocasionalmente a falta d’agua. “Trabalhamos na preparação das comunidades, nos municípios para que as queimadas não ocorram sem uma programação prévia”, afirmou.

LOCAIS – Os municípios com maior número de focos de calor são Mucajaí, Iracema e Caracaraí, todos ao Sul do Estado. Já em Boa Vista, os focos são dentro da área urbana, em terrenos baldios e ao redor da cidade, na zona Rural.

OPERAÇÃO – Para evitar que estes focos se convertam em incêndios florestais, o CBMRR reforçou o efetivo de bombeiros empregados no combate ao fogo no período de estiagem, passando de 80 para 120 militares. Os dados devem ser analisados nesta segunda-feira, dia 2, e divulgados para a população.
“Estamos reforçando nesse período de final de verão, para que possamos enfrentar esses incêndios em todo o Estado. Então, o que fizemos foi aumentar o efetivo, vamos estar com cerca de 150 bombeiros em sistema de rodízio, fazendo a prevenção aqui na Capital e no interior. Após essa análise na segunda-feira, iremos decidir se o reforço continua ou não”, pontuou.