Cotidiano

Coophorta suspende entrega de hortaliças ao Governo por falta de pagamento

Frutas e verduras cultivadas pela Coophorta integram o cardápio da merenda das escolas estaduais

Os alunos das escolas estaduais da capital e do interior podem ficar sem frutas e verduras no cardápio da merenda escolar. A Cooperativa dos Hortifrutigranjeiros de Boa Vista (Coophorta) está sem receber do Governo do Estado há mais de seis meses e decidiu suspender o fornecimento dos itens até que o pagamento seja regularizado.

A Folha teve acesso ao controle de movimento diário de empenhos e liquidações do Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) e, mesmo com a entrega dos produtos no primeiro semestre de 2017, o pagamento não foi feito.

“Havia expectativa de cumprimento da promessa feita pela própria governadora Suely Campos de que iríamos receber nossos pagamentos, o que não se concretizou. Atualmente nossas notas somam mais de R$ 2,5 milhões.

Das entregas de 2017, apenas os meses de abril, maio e junho foram quitados. Com isso, inúmeros cooperados estão sem receber e, consequentemente, inadimplentes no mercado, já que dependem deste valor para o custeio de sua produção familiar”, detalhou o tesoureiro da Coophorta, Aderli Borba.

Em razão da não quitação dos valores, os cooperados decidiram, em comum acordo, suspender a entrega de frutas e verduras até a formulação de um acordo por parte do Governo do Estado. “Temos que honrar não somente o pagamento de nossos cooperados e fornecedores, mas uma série de impostos e obrigações trabalhistas que não podem esperar esse tempo todo. Os agricultores familiares dependem deste valor para investirem na compra de insumos, fertilizantes e, sem ter como receber, não é possível impulsionar sua produção agrícola”, frisou.

Borba disse que a Coophorta fornece todos os tipos de frutas e hortaliças para o Governo do Estado empregar diretamente na merenda escolar. Os hortifrutigranjeiros são produzidos em regiões como PA Nova Amazônia, municípios do sul do Estado.

O produtor e cooperado, Hemerson Moreira Silva, que reside no município de Rorainópolis, por exemplo, é um dos distribuidores de laranja para a cooperativa e também está sem receber há vários meses. “Tenho que honrar o pagamento dos colaboradores que me auxiliam no plantio e colheita em minha propriedade, mas com este impasse fica impossível continuar fornecendo. Quando fomos contatados para participar deste programa, até recebíamos em dia, mas agora sem receber há meses não tenho como continuar bancando as despesas da produção. Acredito que nem a Coophorta tem como arcar com os pagamentos de fornecedores e cooperados sem ter a certeza da liquidação das faturas por parte do Governo estadual”, declarou.

CONTRATOS – Em março do ano passado, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação e Desporto, assinou contrato com duas cooperativas, totalizando R$ 12.927.063,18, exclusivamente para a aquisição de produtos da Agricultura Familiar, com o compromisso da entrega de 27 itens, entre frutas, verduras, legumes e polpas de frutas, os quais foram entregues pela Cooperativa Agropecuária dos Cinco Polos (Coopercinco) e pela Cooperativa dos Hortifrutigranjeiros de Boa Vista (Coophorta).

OUTRO LADO – Em nota, o Governo do Estado esclareceu que as faturas dos cooperados da Cooperativa dos Hortifrutigranjeiros de Boa Vista (Coophorta) seriam pagas ontem, 9, pela Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz). (R.G)