Cotidiano

Consumidores aproveitam a Black Friday com descontos de até 70%

Grandes lojas abriram ainda na madrugada para atrair mais clientes e vender mais

Com a realização da ‘Black Friday’, ontem, 24, considerada a maior liquidação no e-commerce e do varejo no Brasil, o comércio de Boa Vista registrou índices que foram de 50% a 70% – segundo lojistas, superando a estimativa de 30% da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Roraima (Fecomércio/RR).

Em Boa Vista, itens como eletrodomésticos e produtos eletrônicos eram os mais procurados pelos consumidores. Para atrair esse público, as lojas chegaram a oferecer de 20% a 70% de descontos em produtos dos mais variados gostos e estilos. Algumas lojas na Avenida Jaime Brasil, centro comercial tradicional da cidade, e em shoppings centers chegaram a abrir as portas à meia-noite de ontem, atraindo centenas de pessoas na expectativa de comprarem produtos a preços promocionais.

Para o consumidor que optou por aguardar a promoção e barganhar a fim de encontrar um preço acessível, se deu bem. Foi o que aconteceu com a técnica em enfermagem do trabalho, Patrícia Silva, de 33 anos, que comprou uma cama box de casal de R$ 499,00 por R$ 299,00. “Valeu a pena fazer as pesquisas, mas confesso que nem todas as lojas participantes da campanha estão apresentando preços promocionais não”, contou.

Outra consumidora que pediu para não ter o nome divulgado disse que há seis meses comprou um liquidificador por R$ 49,00 e quando voltou hoje na mesma loja o mesmo produto e da mesma marca custava o valor de R$ 59,00. “Apesar de ter encontrado o produto com o valor a mais, eu vou levar porque aqui foi onde consegui encontrar ele mais em conta comparado as outras lojas”, disse.

Em uma grande loja do segmento varejista na Avenida Jaime Brasil, o gerente Jhonnathan Cordeiro, 28, afirmou que a expectativa de vendas para o dia foi positiva superando o movimento em até 100% comparado a dias normais. Em relação às vendas, conforme o gerente, houve crescimento em cerca de 50%, superando a meta estipulada pela empresa. Para o gerente de outra loja, que optou por não ter a identidade revelada, o número de vendas alcançado pela loja superou a casa dos 70%, podendo chegar a 100% no final do expediente.

No Pátio Roraima Shopping, na zona leste, o movimento era animador. Em uma das lojas que atua no varejo a nível nacional, os consumidores pechinchavam e faziam filas nos caixas. “Eu aproveitei porque a loja sempre oferece produtos bem acessíveis quando realizam essas promoções”, disse a estudante Camila Pereira, 22 anos.

FISCALIZAÇÃO – A equipe de Fiscalização do Procon Municipal de Boa Vista monitorou os preços de produtos mais procurados na Black Friday. Segundo o órgão, foram encontradas irregularidades em sites da internet e também em lojas físicas da cidade nos segmentos de eletroeletrônicos e móveis.

“Todas as empresas serão notificadas a apresentarem defesa sobre os casos e, posteriormente, sendo caracterizada a maquiagem de preços e o não cumprimento de ofertas, serão penalizadas, conforme análise de cada caso pela Assessoria Técnica do Órgão e em conformidade com o CDC (Lei 8078/90 e o Decreto 2181/97)”, informou.

O Procon Municipal de Boa Vista reforçou o pedido aos consumidores que tiverem provas de práticas infrativas de empresas realizadas no dia do Black Friday, que se dirijam ao órgão para formalização das denúncias para que as empresas sejam notificadas. Assim, o Procon formalizará as reclamações e poderá tratar dos casos individual ou coletivamente.

No ano passado, as principais queixas dos consumidores estavam concentradas em pedido cancelado sem justificativa, seguido por produto ou serviço anunciado indisponível. A maquiagem de preço ou falso desconto, que liderou o ranking das queixas no ano retrasado, caiu para quarta posição no evento de 2016.

O Procon Municipal de Boa Vista afirmou que espera que a maquiagem de preço em Boa Vista seja menos registrada neste ano, uma vez que as lojas e os prestadores de serviços sabem que essa prática é muito mal vista pelos consumidores e pelos órgãos de defesa dos consumidores. “Todos estão de olho e o Procon Municipal está monitorando os principais sites nos últimos 60 dias. Além disso, observamos que a disseminação muito rápida de informação pelas redes sociais dificulta o falso desconto para os lojistas”, ressaltou a secretária Executiva de Defesa do Consumidor do Município de Boa Vista, Sabrina Tricot. (E.M)