SÁUDE
Consulta pediátrica pré-natal
Gostei (1) Não gostei (0)
Por Folha Web
Em 07/03/2018 às 00:21
Foto: Divulgação

Apesar de ser pouco praticada, a consulta pediátrica pré-natal é de suma importância para a mãe e pro bebê.

Nessa consulta, o pediatra prepara os pais para o nascimento da criança e para os cuidados que o bebê irá precisar nos primeiros dias de vida. Como agir, o que fazer em determinadas situações, o que é preocupante e o que não é. O profissional também tira as dúvidas que podem existir em relação ao tipo de parto e seus riscos, orienta sobre o aleitamento materno e sua importância, e também fala sobre segurança e transporte do bebê. São muitos assuntos e muitos detalhes e, por isso, é tão importante e essencial.

É nesse momento também que começa o vínculo entre o pediatra e os pais. O canal de comunicação deve estar sempre aberto entre as duas partes, com uma relação de confiança bem estabelecida. O pediatra do bebê deve ser escolhido antes mesmo dele nascer, e o ideal é que a primeira consulta seja realizada no terceiro trimestre da gestação.

O acompanhamento pré-natal também é uma excelente oportunidade para motivar as mulheres a amamentar. Durante o período da amamentação surgem muitas dúvidas e que acabam por prejudicar o aleitamento materno exclusivo. A análise das mamas é fundamental, pois por meio delam podem-se detectar situações que poderão exigir uma maior assistência à mulher logo após o nascimento do bebê, como por exemplo, a presença de mamilos muito planos ou invertidos. As dúvidas sobre preparação dos mamilos para amamentação também podem ser sanadas nessa consulta.

O momento da consulta pré-natal é perfeito, pois nesta fase, as mamães estão mais tranquilas para ouvir, ávidas por informação, e ainda não tem um bebê totalmente dependente dela para cuidar. Por isso, tudo o que ela puder aprender e assimilar nesse momento é bom e deve ser feito. A orientação do pediatra irá ajudar a diminuir o estresse e a ansiedade que só esse período pode causar.

Se você é gestante e ainda não tem pediatra, procure um antes do nascimento do seu bebê, ele vai te ajudar nesse momento tão importante. Se seu bebê acabou de nascer e você ainda está procurando, não se desespere, escolha com calma e saiba que a sua escolha será extremamente importante na vida do seu pequeno tesouro.

Dra. Marjorie Fassanaro
Pediatra / Neonatologista
CRM 1277 / RQE PED 587 / RQE NEO 593

Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!