Cultura

Conheça os blocos credenciados para o domingo de carnaval

A segunda noite de folia com a participação dos blocos de rua será no domingo, 26. A programação está marcada para iniciar a partir das 18h com o baile infanti

A segunda noite de folia com a participação dos blocos de rua será no domingo, 26. A programação está marcada para iniciar a partir das 18h com o baile infantil.

Os blocos de rua entrarão na avenida a partir das 20h com o bloco convidado: Dos três, Do Fusca, e outros; as 21h será a vez do bloco credenciado A Porca de Fuça; seguido pelo bloco convidado Felicidade Boa Vista e outros; e, para finalizar, o bloco credenciado Coração Folia, a partir das 23h.

Bloco A Porca que Fuça

O bloco A Porca que Fuça foi criado em 2009 como forma de envolver famílias e amigos na brincadeira do Carnaval

Com o tema Alegria Eterna, o grupo desfila no domingo, 26, às 21h e pretende levar para a avenida este ano a alegria em clima de saudade fazendo uma homenagem ao criador do bloco, Jairo Batista, falecido em maio de 2016.

Os abadás virão com a imagem do homenageado com quatro porquinhas, que simbolizam os quatro anos de participação do grupo no carnaval. Neste clima, o bloco pretende levar mais de 1.500 foliões atrás do trio elétrico. O grupo já confirmou uma atração a parte neste carnaval, que será o cantor baiano Tony Virote, nome muito conhecido nos carnavais de Salvador.

Por que o nome Porca que Fuça? O nome faz menção a um ditado popular muito utilizado no Nordeste, principalmente no Maranhão. “Quando uma pessoa insiste muito em algo sempre dizemos que fulano de tal é uma porca que fuça. Significa uma pessoa que insistente e que não desiste fácil de algo que tanto deseja. O nome representa muito o caráter do nosso homenageado Jairo”, disse o vice-presidente do bloco, Alfredo Alves.

 

2 – Bloco Coração Folia

Nascido após a fusão de diversos grupos folclóricos, o Coração Folia está na ativa desde 2014, quando o carnaval de blocos foi retomado pela Prefeitura de Boa Vista, mas como quadrilha junina (a “Coração Caipira) já existe desde 2004.

“Desde o início, entramos na avenida com o sentimento de manter sempre viva a chama do carnaval de rua. E isso tem acontecido desde então. O nosso público só aumenta”, afirmou o coordenador Francisco Chaves, o Sheul.

Para a edição deste ano, a expectativa do grupo é reunir mais de mil foliões. “Queremos superar o trabalho desenvolvido no ano passado e alcançar um grande número de pessoas na avenida e, além disso, fazer uma interação maior entre os grupos folclóricos e a comunidade em geral”.

O grupo será animado pela Banda Xote de Boteco e Frank Moral e tem a expectativa de desfilar com cerca de 1.000 foliões no próximo domingo, 26, às 23h.

Publicidade