Saúde e Bem-estar

Conheça dicas para manter a saúde bucal das crianças durante as férias escolares

Mesmo com a quebra da rotina, é preciso manter a atenção com os cuidados bucais dos pequenos

É importante manter os cuidados bucais, mesmo durante as férias escolares, pois nem sempre existe o cuidado correto com a boca devido à correria e até mesmo por desinformação. Mantendo uma postura correta na hora de cuidar da saúde bucal você pode evitar que suas férias sejam frustradas devido a uma dor de dente, por exemplo.

De acordo com o cirurgião dentista Mauro Raposo, mesmo com a quebra da rotina, é preciso manter a atenção com os cuidados bucais dos pequenos, já que nesse período, os alimentos doces e gordurosos ficam mais acessíveis, seja dentro de casa, seja durante o passeio. Por conta disso, é imprescindível prestar mais atenção na hora em que as crianças escovam os dentes, principalmente no período noturno.

“Os cuidados com a boca devem ser constantes, inclusive no período de descanso. Estamos no período de férias e, nesta época, os planos da maioria das pessoas inclui viagens, descanso e programas diferenciados. Durante esse período, é muito importante redobrar o cuidado com a higiene bucal, principalmente das crianças, pois a temporada também é marcada pelo alto consumo de doces e brincadeiras que podem ir além do horário rotineiro deixando de lado os cuidados com a higiene”, reforça.

Para o especialista, a consulta preventiva é de fundamental importância para a manutenção da saúde bucal de adultos e crianças, através dela é possível detectar problemas antes que se agravem.

Nada melhor do que associar essa consulta regular a esse período de férias escolares, pois assim é possível conseguir manter a rotina de levar a criança de seis em seis meses ao dentista.

Outra dica importante é aproveitar o tempo de folga para agendar uma consulta ao dentista e realizar um check-up completo, evitando assim possíveis complicações antes de voltar às atividades cotidianas.

1) Cuidados Diários
Escove os dentes no mínimo três vezes ao dia (após as refeições) e não se esqueça do fio dental. A maior parte das bactérias fica na parte de cima da língua. Por isso, sempre que escovar os dentes, lembre-se de escovar também a língua. Use enxaguante bucal uma vez ao dia e redobre os cuidados na higienização noturna.

2) Alimentação
Evite comer alimentos açucarados três horas antes de dormir. Prefira consumir balas, chocolates, mel ou café junto com as principais refeições, para evitar uma exposição frequente ao açúcar. Evite alimentos gordurosos e não abuse de doces e refrigerantes, eles podem provocar cáries e prejudicar o esmalte dos dentes. Inclua em sua alimentação frutas e verduras; maçã, gengibre, abacaxi e limão são alimentos que ajudam a limpar os dentes. Alimentos com vitamina C são importantes, pois evitam doenças da gengiva.

3) Dor de Dente
Para aliviar a dor de dente basta seguir alguns passos:
Faça bochechos vigorosos com água morna.
Passe fio dental entre os dentes no local da dor, para remover resíduos de alimentos que possam estar causando inflamação.
Se houver inchaço, coloque uma compressa fria no lado de fora da bochecha.
Não coloque medicamentos no local.
Procure um profissional o mais rápido possível.