Cotidiano

Congresso abordará atuação dos profissionais em grandes tragédias

O I Congresso Internacional de Saúde e Segurança Pública em Roraima, que será realizado de 2 a 4 de junho no Espaço Domus, localizado na Avenida Nossa Senhora da Consolata, Centro, irá reunir palestrantes brasileiros e estrangeiros que são referências nas áreas em que atuam. Na ocasião, serão abordadas questões relacionadas a modelos de gestão e a atuação profissional em grandes tragédias.

Um dos organizadores do evento, Antônio Pereira, disse que um dos objetivos do Congresso é discutir como obter melhorias nas áreas de segurança e saúde em favor do profissional e da sociedade. “O que queremos é buscar excelência na prestação de serviço aos pacientes e aos usuários roraimenses, pois sabemos que há uma grande deficiência nestes setores”, comentou.

Durante o congresso serão abordados temas como: SAMU – Modelo do Sistema de Urgência e Emergência no Brasil; Serviço voluntário de Urgência e Emergência; Proteção e Defesa civil – gerenciamento de desastre; Canil: busca, salvamento e guarda utilizando métodos com cães; e Segurança Pública Estadual e Municipal.

De acordo com Antônio Pereira, esses são temas essenciais para o direcionamento das ações profissionais em relação ao atendimento à população. “Por isso, toda a sociedade está convidada para o debate. Acadêmicos, profissionais e todos aqueles que se interessam pelo assunto podem se inscrever no congresso”, disse.

Para a organização, o evento é uma oportunidade única para a população. “Além dos brasileiros, que são grandes profissionais nas áreas em que atuam, estamos trazendo palestrantes reconhecidos internacionalmente, que são referências em suas respectivas áreas. Contudo, os profissionais do Estado precisam estar preparados caso uma tragédia aconteça na região”, disse outro organizador, Ronaldo Acácio.

PALESTRANTES – De acordo com Acácio, todos os palestrantes são referências nacionais e internacionais, sendo um deles o presidente do Comitê Internacional de Busca e Resgate (Cibyr-Sar), Julian Quintana, que foi o coordenador da operação de resgate no acidente aéreo da equipe da Chapecoense, na Colômbia, no final do ano passado.

Outro palestrante é o médico cardiologista Agnaldo Píspico, que foi idealizador e atuou como médico coordenador do Samu-Araras por nove anos. Atualmente, Píspico é diretor do Centro de Treinamento de Emergências da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, além de atuar como médico da Equipe de Resgate Grau-193, atuando no Helicóptero Águia da Cidade de São Paulo. (B.B)