Cotidiano

Congresso Jurídico abre inscrições para apresentação de trabalhos científicos

Trabalhos de estudantes, recém-formados e professores de Direito podem ser submetidos até o dia 5 de abril, pelo e-mail [email protected]

O X Congresso Jurídico de Roraima (X CONJURR) é uma realização do Centro Jurídico de Roraima, em parceria com o Centro Universitário Estácio da Amazônia e a Universidade Federal de Roraima, e acontecerá entre os dias 10 e 12 de abril, no auditório do CAF. O tema deste ano trata sobre os “30 anos da Constituição da República”.

Em comemoração a décima versão, o X CONJURR abrirá espaço para apresentação de trabalhos científicos de “alunos cursantes e egressos, e professores interessados” nas formas de apresentação oral e de banners, para “estimular e valorizar a produção teórica e científica dos profissionais da área do direito e dos acadêmicos”. A comissão científica vai selecionar os dez melhores trabalhos inscritos na forma de artigo (resumo) para a apresentação oral ou poster (banner).

No caso dos artigos, o resumo deverá ter no máximo 250 palavras; para posters (banner) os trabalhos devem informar, principalmente, tema, metodologia da pesquisa, objetivo geral e específico, problemática, questões norteadora e a as referências básicas.

Outro critério importante é quanto ao tema. O trabalho científico deverá versar sobre Direito Penal e Direito Constitucional; Direito do Trabalho e Direito Constitucional; Constitucional e Processos; Indígena e Direito Constitucional.

Os trabalhos aceitos serão expostos e publicados nos Anais do X Congresso Jurídico do Estado de Roraima, em mídia eletrônica, no site do evento. A participação será certificada.

O Congresso, na perspectiva do Direito, vai suscitar temas em cinco painéis: “O resgate histórico da Constituição Federal: De Território ao Estado de Roraima”, “Direito Penal e Direito Constitucional”, “Direito do Trabalho e Direito Constitucional”, “Direito Constitucional e Processo” e “Direito Indígena e Direito Constitucional”.

Nos três dias de congresso também vão ocorrer três conferências: “Supremacia ou soberania judicial: De quem é a última palavra?”, “Inovações no Direito Constitucional” e “O papel do STF na concretização dos direitos fundamentais”.

As inscrições já estão abertas. As vagas são limitadas. O valor do investimento é de R$ 80,00 para estudantes e de R$ 160,00 para profissionais. Inscrições online no site da CEJURR (cejurr.com) ou da TicketPhone (ticketphone.com.br/cejurr).

O evento conta com o apoio de vários parceiros, entre eles, Grupo Folha de Boa Vista, OAB/RR, CAARR, DPE-RR, Poder Judiciário de RR, AMARR, Damásio Educacional, ABRACRIM-RR, deputado Estadual Oleno Matos, vereador Zélio Mota, e vereadora Magnólia Rocha.