Entretenimento

Confira cinco alimentos que contribuem para a perda de peso

Aprenda como reforçar o metabolismo para ficar no peso ideal

Além da prática de exercícios físicos, alguns alimentos ajudam a acelerar o metabolismo, facilitando a perda de peso. Os termogênicos, por exemplo, são capazes de elevar a temperatura do corpo, aumentar o processo metabólico e o gasto calórico do organismo durante a digestão, resultando em uma queima de calorias e gorduras muito mais rápida. 

Para um resultado mais efetivo, o ideal é manter uma dieta regrada seguida de uma atividade física, sempre com acompanhamento de profissionais.

O metabolismo é influenciado por diversos fatores como genética, idade, sexo, peso e altura que induzem diretamente as transformações que ocorrem no interior do nosso corpo. Por isso, pode haver variação de perda de peso de uma pessoa para outra.

Listamos cinco alimentos que auxiliam a acelerar o metabolismo. Confira:

Água – Além hidratar o organismo e de possuir eletrólitos essenciais para o corpo, o consumo diário ajuda o sangue a transportar melhor o oxigênio para os músculos. Ela auxilia na quebra de gordura, essencial para a queima de camadas extras, que ajuda no controle do peso e, também, consumida em boa quantidade nos intervalos das refeições, contribui para o controle do apetite. Quando em falta, o corpo fica lento e, consequentemente, queima menos calorias.

Aveia – Rico em fibras, o ideal é consumir este alimento no café da manhã, já que mascara a fome por conta da sensação de saciedade que proporciona. A aveia facilita a absorção prolongada dos nutrientes e aumenta o tempo de digestão do corpo, o que diminui a vontade de consumir doces e controla a glicemia por conta da elevada quantidade de fibras que possui.

Legumes – São fontes de fibras, antioxidantes e ricos em cálcio, proteínas, ferro, potássio e vitaminas A, B e C. O ideal é consumi-los abundantemente antes das refeições, por possuírem baixa caloria, conferindo, assim, maior saciedade e melhora na absorção de seus nutrientes.

Cereais integrais – Substituir alimentos de farinha branca por integrais aumenta o número de nutrientes ingeridos para o corpo. Os cereais integrais são fontes de fibras, ácido fólico, vitamina E, entre outros, auxiliam no emagrecimento e melhoram a movimentação intestinal.

Vitamina C – Alimentos como laranja e limão diminuem a retenção de líquidos. Já o brócolis, repolho e o pimentão, que também possuem grande quantidade dessa vitamina, ajudam no processo de queima de gordura.