Cotidiano

Condutores de Roraima terão acesso a novo sistema em fevereiro

Os condutores em Roraima que possuem habilitação na nova versão com o QR Code da parte interna do documento poderão ter acesso ao novo sistema da Carteira Nacional de Habilitação pelo aplicativo CNH Digital no mês de fevereiro, conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), editada em agosto de 2017.

As adequações ao novo sistema, segundo informou o coordenador do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) do Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran/RR), Adriano Gomes, já iniciaram e a expectativa é que seja operacionalizado já na primeira semana de fevereiro para os condutores que possuem na CNH impressa o QR Code.

“Será possível, a partir de fevereiro, obter a CNH-e por meio de um aplicativo gratuito, que é baixado pela Play Store e pela App Store. Para tanto realizamos investimentos em novos equipamentos e treinamento de servidores. Os condutores que tiverem alguma dúvida podem vir até a divisão de habilitação, onde esclareceremos todas as dúvidas para ter acesso a este novo sistema”, informou.

Adriano ressaltou que, com a operacionalização deste novo sistema, nada muda em relação à obtenção da CNH. O que trará vantagens ao condutor é a certificação digital do documento, a qual poderá ser apresentada no momento de uma fiscalização, caso o motorista não esteja portando o documento impresso.

“O Detran-RR vai continuar emitindo o documento impresso normalmente. A vantagem é que o usuário pode dirigir portando apenas a versão digital. A CNH-e é acessível off-line, sem necessidade de conexão wi-fi ou dados móveis habilitados. Sem dúvida, trará comodidade para o condutor quando o mesmo for abordado em alguma blitz e não estiver de posse da versão impressa”, comentou.

COMO OBTER – O Detran ressaltou que, para acessar o documento, o condutor já deve ser habilitado e ter CNH emitida a partir de maio de 2017, quando as carteiras passaram a ser impressas com um código de acesso digital, o QR Code.

O condutor que já tiver o documento com o QR Code e um certificado digital pode entrar no site do Denatran, responsável pelo aplicativo, e fazer um cadastro. O usuário vai criar uma senha de quatro dígitos e, depois, baixar o aplicativo no celular para usar.

Já o condutor que tem o QR Code na habilitação impressa, mas não tem certificado digital, precisa fazer uma atualização de dados no Detran, onde vai ser gerado um código de ativação. Em seguida, o usuário pode baixar o aplicativo e usar.

Para o usuário que ainda não tem o QR Code na CNH, deve procurar o Detran para poder ter acesso e solicitar o documento atualizado. (R.G)