Cotidiano

Comunidades indígenas em Roraima estão isoladas

Moradores de Uiramutã e Cantá pedem socorro passam por problemas principalmente em vicinais e estradas, que se tornaram intransitáveis devido às fortes chuvas

Comunidades indígenas localizadas nos municípios de Uiramutã, ao Nordeste de Roraima e Cantá, na região Centro-Leste do Estado, estão enfrentando graves problemas com estradas e vicinais tomadas pelas águas de rios e igarapés que transbordaram.


No município de Uiramutã, os moradores estão praticamente isolados, pois uma ponte conhecida como ‘Passagem Molhada do Salgado’, localizada na estrada que dá acesso à região, está quebrada. Existe um desvio, mas foi inundado.  


Na tarde desta terça-feira, dia 3, moradores que seguiam em um micro-ônibus tiveram que abandonar o veículo no meio da estrada, pois as chuvas transformaram parte da via em uma grande lagoa.


“Com essa ponte quebrada, fica difícil nossa situação, pois no desvio só podemos passar no verão”, reclamou um morador que pediu para não ser identificado.


Sobre a ponte no município de Uiramutã, informações da Seinf (Secretaria Estadual de Infraestrutura) apontam que essa localidade recebeu obras no ano passado, executadas em parceria com o Exército.


Com a atual situação, a Seinf deverá agora encaminhar uma equipe, junto com a Defesa Civil, para fazer um levantamento e ver a viabilidade de se fazer um projeto emergencial para solucionar a questão.


CANTÁ – No município do Cantá, a população que reside na comunidade indígena de Canauanim, denuncia que estão enfrentando dias de isolamento. Fotos e vídeos enviados à redação da FolhaWeb, mostram os moradores tentando realizar travessias em meio aos rios em que se transformaram as vicinais que dão acesso à comunidade.


OPERAÇÃO INVERNO – Segundo informações do CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima), equipes, por meio da Defesa Civil, estariam operando nestas regiões (Uiramutã e Cantá) com efetivo redobrado, além de embarcações e veículos para auxiliar os moradores em travessias e resgate, se necessário.      


Mas ainda conforme orientações da Defesa Civil, a recomendação é que os moradores evitem atravessar rios onde as pontes estejam submersas ou com pontos de alagamento, além de áreas com risco iminente de desastres. A recomendação é que só se deve realizar a travessia de rios, lagos e igarapés, em casos extremos de necessidade e, ainda assim, devem solicitar de imediato o apoio do Corpo de Bombeiros.


 Em situações de emergência, a solicitação deve ser comunicada imediatamente por meio do telefone de emergência 193 ou pelo telefone 199 da Defesa Civil Estadual.