Cotidiano

Comunidade indígena será sede de conferência escolar neste sábado

A intenção é elaborar propostas e políticas para a melhoria da qualidade do ensino nestas localidades

O malocão da comunidade Campo Alegre será sede da segunda edição da Conferência Municipal de Educação Escolar Indígena (CMEEI) neste sábado, 11, a partir das 9h, promovida pela coordenação de Educação Indígena e Rural da Prefeitura de Boa Vista. Será um importante momento de reflexão e debates sobre a educação fornecida nas áreas indígenas do município, a partir das experiências e desafios vivenciados nas escolas municipais.

A intenção é elaborar propostas e políticas para a melhoria da qualidade do ensino nestas localidades. O encontro vai reunir toda a comunidade educativa indígena do município, tais como: professores, gestores, coordenadores pedagógicos, secretários, pais ou responsáveis, estudantes das escolas indígenas, merendeiros, zeladores, vigias, e outros profissionais.

Devem participar também as lideranças, anciãos, xamãs, curandeiros, tuxauas e pajés, uma vez que estas são pessoas indispensáveis para a garantia da educação escolar. O objetivo é avaliar os avanços, impasses e desafios da Educação Escolar Indígena; consolidar a política nacional de Educação Escolar Indígena, reafirmar o direito a uma educação indígena específica e ampliar o diálogo, fortalecendo o protagonismo indígena.

A Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena (CONEEI) acontecerá em novembro de 2017, em Brasília (DF). Por isso, acontecem as conferências nas comunidades educativas e até lá ainda estão prevista outras 18 conferências regionais.

A CONEEI é uma organização do Ministério da Educação junto a representantes da própria Comissão, do Conselho Nacional de Educação, da Comissão Nacional de Política Indigenista, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Fundação Nacional do Índio (Funai).