Cotidiano

Comunidade indígena Vista Nova promove 5ª edição da Festa do Peixe

A comunidade indígena Vista Nova, localizada na região do baixo São Marcos promove até este sábado, dia 7, a 5ª Festa do Peixe. O evento é uma tradição na comunidade e a Prefeitura de Boa Vista, por meio da Smai (Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas) apoia estas festividades.

A programação, que começou na última quinta-feira, dia 5, conta com torneios esportivos para crianças e adultos, campeonato de pesca, que dá a vitória para quem pescar o maior peixe, além de corrida de cavalo e programação cultural à noite.

Segundo o professor indígena Brito Lima Araújo, a pesca é uma tradição e uma das principais atividades econômicas na comunidade e as crianças das escolas da localidade já estudam desde cedo temas relacionados à pesca, incluindo preservação ambiental, a importância da atividade para subsistência e renda na comunidade, entre outros. “Nós procuramos estimular nas crianças com atividades lúdicas e aulas de campo, o conhecimento sobre o ofício de muitos pais e avôs da localidade”, disse.

A tuxaua da Comunidade, Nedir Mafra, destaca que o festejo também tem o propósito de resgatar tradições além da atividade pesqueira. “A nossa festa busca resgatar as tradições indígenas de antigamente, dos nossos pais e avós. É muito importante a participação e integração de todos”, comentou.

O superintendente de Assuntos Indígenas em Boa Vista, Rocha Filho, destacou que o propósito do apoio a eventos como esse nas comunidades indígenas, é também promover a integração e ajudá-los a se desenvolver economicamente.

CALENDÁRIO FESTIVO – A Smai (Superintendência de Assuntos Indígenas) da Prefeitura de Boa Vista está organizando o calendário com as datas festivas de cada Comunidade, como forma de estabelecer estas datas e fixá-las no calendário oficial da pasta.